Política Titulo Descumpre PV
Secretária de Marinho descumpre PV e diz que votará em Dilma

Legenda optou por apoiar tucano Aécio Neves no segundo turno

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
11/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/15.01.2014/DGABC


Filiada ao PV, a coordenadora de Juventude da Prefeitura de São Bernardo, Mariana Perin, descumpriu a orientação do partido de apoiar a candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB) no segundo turno e anunciou nas redes sociais que aderiu ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). O cargo que a verde ocupa tem status de secretaria no governo do prefeito Luiz Marinho (PT), chefe da campanha petista no Estado.

No primeiro turno, o projeto presidencial do PV ficou em sexto lugar. O candidato do partido, Eduardo Jorge (PV), recebeu 630.099 (0,61%) votos no domingo. A decisão de apoiar Aécio foi anunciada na quarta-feira.

Em sua página no Facebook, Mariana afirmou estar “descontente” com a posição do PV nacional e explicou os motivos de não concordar com a adesão ao tucano. “Não pactuo com a hipótese de reduzir a maioridade penal (ação defendida por Aécio). Sou a favor das políticas sociais adotadas pelos governos Dilma/Lula”, publicou a verde, que integra a juventude nacional da sigla.

Procurada, Mariana não retornou aos contatos do Diário. A coordenadora do PV no Grande ABC, Vera Motta, que é mãe da verde, argumentou que, apesar de a orientação é dar respaldo à candidatura de Aécio, a legenda respeitará o “quadro local” de cada diretório. Em São Bernardo, os verdes estão com o PT desde o primeiro mandato de Marinho (2008 a 2012).

“No Rio de Janeiro, por exemplo, o vice do (candidato ao governo) Lindberg Farias, do PT, foi Roberto Rocco, do PV. Há lugares onde não tem como segurar a bandeirinha do Aécio”, justificou, ao emendar que também votará em Dilma no dia 26. “O partido tem regras, mas não são regras militares. Essa coisa de obediência é muito forte. Nós respeitamos a maioria, mas o direito das minorias também tem de ser respeitado”, acrescentou a dirigente.

Vera destacou ainda que a discussão sobre quem o PV apoiaria na segunda etapa da disputa foi intensa e causou divisão na legenda. “Muita gente votou (pelo apoio a) Dilma”, discorreu.

Coordenador da campanha de Dilma em São Paulo, Marinho tem pressionado servidores comissionados a defenderem nas ruas e na internet a reeleição de Dilma. No primeiro turno, a petista recebeu 143,7 mil votos, contra 158,9 mil de Aécio, que saiu vencedor no território são-bernardense. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;