Política Titulo
Marina rouba votos de Dilma e coloca Serra no 2º turno
Por Do Diário do Grande ABC
04/10/2010 | 09:08
Compartilhar notícia


A candidata do PV, Marina Silva, conseguiu com sua onda verde mudar o cenário da disputa presidencial. A ex-ministra do Meio Ambiente, que cresceu na última semana, segundo as pesquisas de intenções de votos, e confirmou esse crescimento nas urnas, tirando de Dilma Rousseff a possibilidade de ser eleita presidente do Brasil no primeiro turno.

Para o segundo turno, o apoio de Marina será decisivo também. Sua tendência deve ser de neutralidade, mas seu partido deve apoiar o tucano, assim como seu eleitorado.

Marina Silva superou as expectativas mais otimistas dos verdes e mudou os rumos de uma eleição que parecia definida com mais de um mês de antecipação. Após ultrapassar os 19 milhões de votos, com quase 20% dos válidos, ela sai fortalecida como alternativa à polarização entre PT e PSDB e já começa a pensar numa nova candidatura com mais chances para 2014.

Petista - Já Dilma Rousseff, ao saber do resultado da disputa, comentou que está confiante na vitória no dia 31, data do segundo turno. Seu otimismo, disse ela, está calcado na expressiva votação registrada ontem (veja quadro ao lado) e o desempenho que a base do presidente Lula costuma apresentar nessa outra etapa. A candidata disse que o PT é acostumado a desafios. "Somos bastante guerreiros, acostumados a desafios e somos de chegada. Tradicionalmente, a gente tem desempenhado muito bem no segundo turno."

Dilma agradeceu à militância do PT e dos dez partidos aliados de sua coligação, mas não citou diretamente o presidente Lula.

Preferência - Se tomar por base a eleição no Grande ABC, a ex-ministra da Casa Civil não terá dificuldades para ser eleita. Ela venceu o pleito em seis das sete cidades da região, perdendo apenas em São Caetano, onde o tucano José Serra totalizou 52,91% dos votos, com Dilma atingindo 23,44% e Marina Silva, 21,83%.

Em Diadema, Dilma Rousseff atingiu 56,1% dos votos válidos; Serra teve 23,24% e Marina, 19,6%. Em Santo André, Dilma fez 39,47%, Serra, 36,79%, e Marina, 22,28%. Em São Bernardo, o eleitorado deu 46,13% dos votos válidos para Dilma, 32,51% para Serra e 19,91% para Marina. Já em Mauá, Dilma teve 47,75%, Serra, 30,01% e Marina, 20,98%. A votação em Rio Grande da Serra ficou a seguinte: Dilma 43,99%, Serra 34,19% e Marinam 20,8%. E em Ribeirão Pires, Dilma venceu cin 37,98%, Serra obteve 36,93% e Marina 23,6%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;