Internacional Titulo
Obama pede que Kadafi saia imediatamente
Por
22/08/2011 | 01:48
Compartilhar notícia


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse neste domingo que o regime de "punho de aço" de Muamar Kadafi chegou a um "ponto crítico" e que o "tirano" líbio deve sair agora e evitar mais derramamento de sangue.

Em um comunicado por escrito, Obama também pediu que os rebeldes líbios que entraram em Trípoli respeitem os direitos humanos, mostrem liderança, preservem as instituições do estado líbio e avancem em direção à democracia.

"Nesta noite, a pressão sobre o regime de Kadafi chegou a um ponto crítico", afirmou Obama. "Tripoli está escapando do controle de um tirano", acrescentou. O presidente norte-americano está de férias no balneário de Martha's Vineyard, de onde transmitiu o comunicado.

"O regime de kadhafi mostra sinais de que está caindo", disse Obama. "O povo da Líbia está demonstrando que a busca universal de dignidade e liberdade é mais forte que o punho de aço de um ditador." Obama afirmou ainda que a forma mais certa de terminar o derramamento de sangue na Líbia é simples: "Kadhafi e seu regime precisam reconhecer que seu regime chegou ao fim."

Obama também observou que os EUA reconheceram o Conselho Nacional de Transição (CNT) como a autoridade legítima do governo líbio. "O CNT deve continuar a demonstrar a liderança que é necessária para conduzir o país através de uma transição com respeito aos direitos humanos do povo da Líbia." As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;