Economia Titulo Alta
China: PMI preliminar sobe para 49,0 em dezembro
15/12/2011 | 02:19
Compartilhar notícia


A leitura preliminar do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da China, medido pelo HSBC, subiu para 49,0 em dezembro em comparação com a leitura final de 47,7 em novembro. Uma leitura abaixo de 50 indica contração da atividade industrial em relação ao mês anterior, enquanto que qualquer número acima de 50 indica crescimento.

 

O aumento do PMI poderia amenizar um pouco as preocupações do mercado sobre uma piora na desaceleração econômica da China, embora o índice permaneça em território contracionista.

 

"O ritmo de desaceleração estabilizou em dezembro, mas o ritmo de crescimento permanece fraco, com riscos adicionais de deterioração das exportações e do mercado imobiliário, que ainda não foram totalmente filtrados", disse Hongbin Qu, economista-chefe do HSBC para a China, em comunicado.

 

"Com a inflação rapidamente mudando para deflação, o governo chinês pode e deve fazer uma flexibilização mais agressiva, tanto na parte fiscal quanto na monetária, para estabilizar o crescimento e o emprego", acrescentou Hongbin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;