Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Nacional
>
Metrô
Polícia investiga se houve sabotagem no metrô
22/09/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, Alberto Goldman, afirmou que os problemas ocorridos na manhã de ontem na Linha 3 - Vermelha do Metrô - serão investigados. "Nós vamos fazer uma sindicância para saber o que aconteceu, para saber a motivação. Se foi um ato acidental, se foi um ato sem acidente, um ato motivado", disse Goldman, após participar da inauguração da Estação Tamanduateí do Metrô e da CPTM, na Mooca, zona leste da capital paulista, ao lado do prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e do diretor de Operações do Metrô de São Paulo, Conrado Grava de Souza.

De acordo com Goldman, o Metrô vai fazer um estudo técnico urgente a respeito do incidente. "Nós vamos também chamar a polícia de São Paulo para uma investigação, para saber se houve alguma coisa além de um simples acidente." E frisou: "Realmente houve nesse período agora, nesses últimos dois meses, alguns acontecimentos a nível (sic) de Metrô e a nível (sic) de CPTM que nos preocupam. E nós queremos saber as razões disso."

A Secretaria de Segurança Pública divulgou nota durante a noite de ontem afirmando que a Delegacia do Metropolitano instaurou inquérito policial para apurar as causas do incidente. As investigações serão presididas pelo titular da delegacia, Valdir Oliveira Rosa.

A Polícia Civil vai investigar se há relação entre o incidente do Metrô e a depredação parcial da Estação Guaianazes da CPTM, em 15 de setembro, também investigada pela Delegacia do Metropolitano. Na época, imagens auxiliaram na identificação de dois homens que participaram da ato. Ambos foram indiciados por dano ao patrimônio público. Também é objeto de investigação a explosão de rojões por pessoas que auxiliaram na depredação.

O diretor de Operações do Metrô informou que 17 trens registraram problemas, a maioria teve os vidros depredados. A estimativa do governo estadual é de que 150 mil usuários foram afetados por esse incidente, que teve início às 7h50.

Segundo Grava, uma blusa impediu o fechamento de uma das portas do trem, dando origem aos problemas. Segundo ele, às 10h30 várias estações dessa linha já estavam operando normalmente. "Não sabemos a motivação pela qual você encontra uma porta que não foi fechada pela ação de alguém. Se foi casual ou motivado, se foi um acidente ou foi proposital, nós queremos saber", cobrou o governador.

Goldman afirmou, ainda, que o governo irá trabalhar para diminuir a possibilidade de ocorrências do gênero. O incidente de ontem prejudicou o funcionamento das 18 estações da Linha 3, que compreende as estações Palmeiras/Barra Funda, na zona oeste, até Corinthians/Itaquera, na zona leste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.