Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Economia
>
Previsão
Inadimplência da pessoa física terá alta moderada
17/08/2010 | 07:47
Compartilhar notícia


A inadimplência entre os consumidores deve crescer de forma moderada no Brasil no segundo semestre, conforme projeção feita pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. O indicador Serasa Experian de perspectiva de inadimplência do consumidor recuou 0,5% em junho deste ano e atingiu o nível de 96,2. Esta foi a segunda queda mensal seguida do indicador que, em maio, já havia registrado baixa de 0,2% (dado revisado).

Como o indicador procura prever, em um horizonte médio de seis meses, o comportamento da inadimplência, o recuo indica que a alta da inadimplência tende a ser modesta.

Endividamento - De acordo com os economistas da Serasa Experian, "o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário estão contribuindo para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores".

No entanto, ainda segundo os especialistas, o fato de o indicador divulgado ontem pela empresa oscilar abaixo do nível 100 indica que "a inadimplência do consumidor não deverá registrar níveis mais críticos a exemplo do que ocorreu em 2005 ou, mais recentemente, entre o fim de 2008 e o início de 2009", por exemplo.

Empresas - A situação das empresas é vista com mais otimismo para os próximos meses. Entre as pessoas jurídicas, a inadimplência deve diminuir ao longo do segundo semestre, conforme projeção da empresa especializada em análise de crédito.

O indicador Serasa Experian da perspectiva das empresas, também divulgado ontem, registrou queda de 1,6% em junho de 2010, o que representa o 14º recuo mensal seguido.

Expansão econômica - "A continuidade da expansão econômica brasileira, embora em um ritmo mais brando que o registrado durante o primeiro trimestre deste ano, constitui-se no principal elemento de contribuição à diminuição dos níveis de inadimplência das empresas brasileiras", afirmaram no documento de divulgação do indicador os técnicos da Serasa Experian.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.