Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Cultura & Lazer
>
Lançamento
Guitarra virtuosa de Hendrix renasce
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
15/03/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A guitarra de Jimi Hendrix (1942-1970) ganha novos contornos com o lançamento do disco Valleys of Neptune (Sony Music, preço médio R$ 25). Passados 40 anos da morte do lendário guitarrista norte-americano, o lançamento traz somente material inédito, entre canções nunca ouvidas e regravações de outras já conhecidas pelos fâs.

Parte das canções são conhecidas por meios piratas de difusão, mas é a primeira vez que as 12 faixas são lançadas em disco. As gravações retratam o final da composição original da banda Jimi Hendrix Experience e seus primeiros trabalhos com o baixista Billy Cox, velho amigo de exército do guitarrista.

A elaboração do disco foi durante quatro meses em 1969. A música Stone Free, lançada em 1966 e uma das mais conhecidas faixas de Hendrix, abre o álbum em versão completamente diferente da conhecida pelos fãs do roqueiro.

O single Valleys of Neptune foi uma das maiores esperas do álbum. Ele ficou guardado durante a morte do músico e teve lançamento mundial no início do ano.

Contando com alguns covers, o disco traz o clássico blues Bleending Heart, de Elmore James, e Sunshine Of Your Love, da banda Cream. Ships Passing Through The Night, Lullaby For The Summer e Crying Blue Rain são composições originais de Hendrix.

Sobre o álbum, a irmã do guitarrista, Janie Hendrix, declarou: "O meu irmão se sentia em casa dentro de um estúdio. Valleys of Neptune permite observar de perto o domínio absoluto que ele tinha do processo de gravação e comprova o fato de que ele era um gênio inovador não apenas da guitarra, mas também dos processos de gravação".

O lançamento do álbum é envolvido por plano ambicioso. A gravadora, em parceria com a Experience Hendrix LLC, companhia que pertence à família de Hendrix e responsável pela preservação do legado do músico, traz junto catálogo especial de gravações, em vídeo e áudio, do breve período que o rockstar, morto aos 27 anos, teve para criar.

Entre os materiais relançados, estão as edições de luxo dos CDs e do DVDs Are You Experienced?, Axis: Bold As Love e Electric Ladyland. Destaque para First Rays of The New Rising Sun - Live at Woodstock, um dos álbuns mais aclamados pela crítica, que chega em formato DVD standart e Blu-ray. Shows mundiais com grandes nomes da música em tributo a Hendrix também estão prometidos pelo projeto.

Quatro décadas após a perda da maior referência das guitarras do mundo, estas edições únicas e criações originais de Hendrix provam que ainda existe um mundo de originalidade e reinvenção para o rock, que está muito longe de se extinguir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.