Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Educação sexual sem tabus

Falar sobre sexo ainda gera timidez, mas o tema deve ser discutido antes da primeira transa

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
28/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Falar sobre sexo ainda é tabu, mas não deveria. Afinal, esclarecer dúvidas sobre o assunto é maneira de evitar riscos de doenças e gravidez indesejada no futuro. “Ensinar não significa incentivar o jovem a transar, é dar condições para que, no momento certo, ele saiba fazer as melhores escolhas”, explica Maria Helena Vilela, diretora executiva do Instituto Kaplan.

Segundo a pesquisa Durex Global Sex, divulgada na última semana, 59% das pessoas que ainda não tiveram experiência sexual têm medo de adquirir DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) na primeira vez. Os dados revelam ainda que a idade média da primeira vez no Brasil é 13 anos.

Para ajudar os jovens a entender mais sobre riscos e proteção, o Instituto Kaplan, em parceria com a Durex, lançou a exposição itinerante Por Dentro da Camisinha, que esteve exposta no Parque Ibirapuera entre quarta e quinta-feira.

Micaela Paulino da Silva, 13 anos, participou e aprendeu como colocar a camisinha feminina e masculina. “É importante saber para se proteger quando chegar a hora.”

Na exposição, é possível colocar uma camisinha masculina na mão para entender que o material não diminui a sensibilidade e nem o prazer. “É uma preocupação comum dos meninos”, lembra Carlos Henrique de Sousa Costa, 14.

Segundo Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da USP, uma das maiores curiosidade do rapaz adolescente é em relação ao tamanho do pênis. “No início da juventude o corpo ainda não está totalmente desenvolvido e o garoto não alcança a ereção plena. Mesmo assim, se tiver dúvidas, vale procurar um urologista para ficar tranquilo.”

Entre as meninas, rola o medo de engravidar. Por isso, tem de saber que a prevenção mais eficaz é a camisinha. Afinal, mesmo se não houver penetração, o rapaz pode ejacular próximo à vagina e provocar a gravidez.

É natural sentir vergonha de falar sobre o tema, mas é preciso vencer a timidez. Se tiver dúvidas, consulte os pais ou professores, ou procure informações em sites informativos, como o www.portaldasexualidade.com.br e o www.kaplan.org.br/sosex.

Preparação é importante

É normal ter vergonha de expressar suas dúvidas sobre sexo. No entanto, se conseguir falar sobre isso, poderá encontrar respostas e se sentir aliviado. Conversar com amigos e familiares numa boa pode mostrar um novo ângulo e dar mais segurança.

Se estiver em um relacionamento, nunca pressione o parceiro a fazer algo que não queira sexualmente. Transar é algo íntimo, especial e único. Se a pessoa não quiser ou não estiver preparada, tem o direito de dizer não.

Fonte: Your love. Your Life. Um guia prático para você se sentir mais confiante no sexo e relacionamentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.