Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Economia
>
Seguro-Desemprego
Benefício pode ser vinculado a curso de capacitação
07/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, quer vincular a liberação do seguro-desemprego à realização, pelo trabalhador desempregado, de curso de capacitação profissional, seguindo modelo utilizado na Itália. A proposta deve ser apresentada pelo ministro ao Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que administra o seguro.

"O seguro-desemprego é um benefício fundamental, mas não pode ser estático ou incentivar a ociosidade. Este modelo não só oferece mais oportunidades a quem está desempregado, como ajuda a prevenir fraudes", afirmou Lupi, na segunda-feira, em reunião com empresários no Rio Grande do Norte. As declarações do ministro foram confirmadas ontem por sua assessoria.

A possibilidade de vincular a liberação do seguro-desemprego a curso de qualificação já vem sendo debatida internamente no Ministério do Trabalho. Existem dúvidas, no entanto, se é preciso alterar a lei que prevê a concessão do benefício para inserir essa exigência.

Além disso, para impôr essa condição à liberação do benefício, o governo federal terá, necessariamente, que investir ainda mais em cursos de qualificação.

Por enquanto, não há previsão para entrega da proposta ao Codefat.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.