Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Economia
>
Crise
Bernanke apóia outro pacote para a economia
21/10/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


O presidente do Fed, Ben Bernanke, jogou seu peso em defesa de um segundo pacote de estímulo fiscal do governo dos Estados Unidos para limitar o risco de uma desaceleração prolongada, revertendo sua posição de três meses atrás. "Com a economia provavelmente fraca por vários trimestres e com algum risco de uma desaceleração prolongada, a consideração de um pacote fiscal pelo Congresso neste momento parece adequada", disse Bernanke em texto preparado para o Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA.

Bernanke sugeriu muitas condições, no entanto. Qualquer estímulo deve ser "bem direcionado a um alvo" e focar em formas de "ajudar a melhorar o acesso ao crédito pelos consumidores, proprietários de residências, empresas e outros tomadores de crédito".

Segundo Bernanke, "qualquer programa deve ser projetado, na medida do possível, para limitar os efeitos de longo prazo sobre o déficit estrutural do orçamento do governo federal".

Os congressistas democratas estão avaliando um pacote de estímulo voltado para gastos com infra-estrutura, ajuda aos Estados, auxílio alimentação e desemprego.

A Casa Branca até agora reagiu friamente às propostas democratas. Os recentes dados constatados apontaram um aumento nas chances de uma recessão econômica, ao mesmo tempo em que as preocupações com a inflação diminuíram.

Os preços ao consumidor ficaram estáveis em setembro, segundo os dados do governo divulgados na quinta-feira. Foi o segundo mês seguido em que os preços não subiram.

Bernanke disse hoje que espera que a inflação se modere rumo "a níveis consistentes com a estabilidade de preços".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.