Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Atraso faz Mauá emprestar uniformes
Célia Maria Pernica
Do Diário do Grande ABC
08/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A demora da Prefeitura de Mauá na entrega dos uniformes escolares fez com que a direção da Escola Municipal Cora Coralina resolvesse emprestar roupas aos estudantes que chegam à unidade sem o uniforme. Para garantir a devolução do material, a direção escreve “Escola DE empréstimo” nas camisetas, marcando assim o estudante que está com a roupa emprestada e o obrigando a devolvê-la no final do horário letivo.

 Quando algum estudante chega sem o uniforme completo ele é diretamente encaminhado à coordenação, onde é questionado sobre a falta da vestimenta. “Primeiro ligamos para os responsáveis para confirmar a história e, muitas vezes, os pais nem sabem que o filho foi para a escola sem o uniforme e o próprio familiar leva a peça para ele. Quando, por algum motivo, o estudante não tem a roupa disponível naquele dia, emprestamos uma peça da escola”, conta o coordenador Antonio Donizete.

 Para o coordenador o empréstimo das roupas funciona como uma forma de evitar a desigualdade e ele não vê constrangimento no ato. “Essa idéia veio dos próprios pais dos alunos, que muitas vezes, devido às circunstâncias, não conseguem manter o uniforme em dia. As roupas da escola estão sempre limpas, mas estão escritas pois muitos levam a peça embora e não devolvem.”

 A vice-diretora da escola Adni Francisca Bazana garante que todos os alunos têm, ao menos, um kit de uniforme. “Os alunos antigos usam o uniforme do ano passado e os novo receberam um kit cada um, que sobrou do ano anterior.”

 Para suprir a falta do uniforme deste ano, as mães acabam não tendo outra opção a não ser utilizar as roupas de empréstimo. “Nem sempre dá tempo de lavar e secar o uniforme de um dia para o outro, então minha filha usa e devolve no final”, conta Edna dos Santos Fontana, 40 anos, mãe de uma aluna de 6 que só tem um uniforme.

 Zenilda Alves dos Santos acha ruim a filha ter apenas um uniforme. “A camiseta suja todos os dias. Lavo todos os dias, mas vai ficando velha.”

 A Secretária de Educação e Cultura Angela Donatiello Lopes disse que essa idéia de empréstimo de uniforme é uma iniciativa da escola e não da rede municipal. “Foi uma forma que a escola encontrou para atender o aluno que chega sem o uniforme, ou que por algum motivo se molha ou se suja durante as aulas.” A secretária não acredita que a medida seja discriminatória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.