Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Automóveis
>
Serviço
Para comprar e vender carros

Destacamos os principais pontos no Grande ABC

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
20/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Comprar um carro novo não é uma decisão tão fácil. São necessários checar a documentação, os precedentes do modelo e, claro, não se esquecer de prestar atenção tanto na mecânica quanto na funilaria do possante. Mas, antes disso, é preciso saber o local onde encontrar a caranga ideal.

Muita gente já tem na cabeça o modelo, a faixa de preço e, em alguns casos, até mesmo o ano do veículo que pretende comprar. A pergunta que fica, porém, é: aonde ir?

Com o advento da internet, muita gente deixa de bater perna por aí à procura do carro usado. O ideal, no entanto, é ir à luta, pois além da negociação olho no olho, nada como ver, tocar e, principalmente, testar o produto que se está levando. O consumidor brasileiro não tem essa prática, mas sempre é bom fazer um test-drive!

Um tipo de local que tem agradado a clientela são os autosshoppings. Esses locais reúnem grande quantidade de agências e concessionárias num único espaço, com a vantagem de serem cobertos e reunirem serviços variados, como despachante, praça de alimentação, financeiras, corretoras de seguro, caixas eletrônicos, centro de manutenção e vistoria, entre outros.

Só o Auto Shopping Cristal, em São Bernardo, reúne cerca de 30 revendedoras - há, em média, 1.000 carros à venda. Sem contar que, ao contrário das lojas de rua, o estacionamento gratuito garante mais comodidade ao potencial comprador.

De acordo com o departamento de marketing, o Auto Shopping Cristal ABC recebe cerca de 300 pessoas aos sábados e domingos. Lá, são vendidos 600 carros por mês, em média. Um dos diferenciais do local, que completou dez anos no mês passado, é sua página na internet, que oferece links úteis como tabela Fipe e consulta de multas e IPVA.

Em Santo André, o Auto Shopping Global oferece o mesmo tipo de serviço, mas o departamento de marketing preferiu não se manifestar sobre público e vendas.

 

NAS RUAS

Mas se você é mais conservador e prefere as tradicionais ruas de agências, uma boa opção é a Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Bernardo. Lá, uma infinidade de lojas traz os mais diversos modelos, desde os mais antigos até os mais modernos (e caros). Até máquinas como o Mercedes-Benz ML 320 são vistas por lá.

Outros pontos são as avenidas Jurubatuba, também em São Bernardo, Barão de Mauá, em Mauá, e Brasil, em Ribeirão Pires. Apesar de mais tímidas, as avenidas Goiás e Visconde de Inhaúma, em São Caetano, têm carros com perfis bastante interessantes. Em Santo André, além da Rua Oratório, as avenidas Coronel Alfredo Flaquer e Martim Francisco têm boas ofertas.

Se você não conhece a loja, o ideal é fazer uma pesquisa antes, pegar dicas com quem já comprou no local e, especialmente, apurar tudo sobre o carro. Fuja de lojas não idôneas e daqueles estabelecimentos que mudam de endereço frequentemente. Todo cuidado é pouco, afinal, comprar um carro não é como comprar uma bala... E lembre-se sempre de que, com ele, vem o IPVA, o seguro, as revisões...

Feirões também têm usados

Encontrar o carro usado ideal visitando uma única revenda é praticamente impossível. Por isso, muitos acabam procurando os famosos feirões de fim de semana. Além da vasta gama de modelos, versões e cores, o consumidor encontra opções de financiamento que podem facilitar na hora de fechar negócio.

Voltando na história, os feirões começaram no fim da década de 1990, quando as revendas perceberam que era financeiramente inviável chamar a atenção dos clientes de maneira individual. A junção de várias agências e/ou concessionários resultava tanto num estoque mais sortido quanto na diluição de gastos. Segundo as montadoras, em dias de feirão vende-se até três vezes mais do que um fim de semana normal (sem ações promocionais).

VANTAGENS

Além da competitividade, que resulta em preços mais baixos, outro atrativo dos feirões são os locais, como os pátios de supermercados e shopping centers, por exemplo. Amplos, esses ambientes deixam as pessoas mais à vontade e, sobretudo, com a vantagem da interação direta entre compradores e vendedores. Algumas vezes, os feirões acabam até mesmo sendo um programa de fim de semana.

Exemplo disso é o feirão do Shopping ABC, em Santo André, que acontece todos os domingos na parte da manhã reunindo cerca de 1.200 veículos usados e seminovos. Lá financiamento (oferecido por bancos credenciados) e laudo pericial do veículo para comprovar sua procedência facilitam a negociação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.