Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
Na Saúde
Especialista diz que decisão de Donisete atrapalha tratamento

Mastologista lembra que aumenta chance de cura de câncer de mama com diagnóstico precoce; Mauá rejeitou carreta da mamografia do Estado

Raphael Rocha
Bruna Almeida
17/09/2014 | 07:55
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A decisão do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), em adiar para depois da eleição a vinda da carreta do programa Mulheres de Peito à cidade pode prejudicar tratamento de mulheres que tenham suspeita de câncer de mama. O projeto do governo do Estado agiliza exames de mamografia, transmitindo resultado em até 48 horas.

A avaliação da possibilidade de dano ao tratamento de eventual câncer de mama é feita por Guerino Barbalaco, coordenador do serviço de mastologia do Hospital da Mulher, de Santo André.“Mamografia é o principal exame para rastreamento do câncer de mama. Não há dúvida da diminuição do risco da taxa de mortalidade e de cirurgias agressivas com diagnóstico precoce”, defendeu.

Oferecida pelo governo paulista para ficar em Mauá por duas semanas – a contar de segunda-feira – e articulada pela vereadora Sandra Regina Vieira (PMDB), a carreta do programa Mulheres de Peito foi recusada pela Prefeitura, sob alegação de falta de demanda reprimida. Donisete, ao Diário, afirmou que “não havia problema” na negação à ação e que havia apalavrado com a Secretaria Estadual de Saúde para que a atividade fosse endereçada ao município após a eleição.

Barbalaco ressaltou que houve aumento na incidência de câncer de mama em todas as faixas etárias no País, sendo essa uma tendência mundial. O médico destacou que entre 30% e 40% das mulheres que realizam o exame apresentam algum tipo de nódulo. “Embora muitos casos sejam benignos, se houver um maligno, quanto mais a paciente demorar para ter o diagnóstico da doença e iniciar o tratamento, maiores são as chances da situação se complicar.”

CÂMARA
Vereadores condenaram a atitude do governo petista em não aceitar a carreta da mamografia do Palácio dos Bandeirantes. Manoel Lopes (DEM), Cincinato Freire (PDT), Betinho da Dragões (PR), Ricardinho da Enfermagem (PTB) e Joelson Alves dos Santos, o Jotão (PSDB), além de Sandra, foram os mais críticos em relação ao caso.

Manoel apresentou requerimento pedindo ao Paço informações a respeito da fila de espera. O petista Wagner Rubinelli acusou o governo do Estado de fazer politicagem com o caso e disse que já há programação para Mauá acolher a carreta do programa Mulheres de Peito. A frase foi prontamente rebatida pelos demais vereadores, que não pouparam a administração de Donisete. “O prefeito diz que não há, mas sabemos que existe demanda na cidade por exame de mamografia”, rebateu Cincinato.

É a segunda vez que a gestão do PT recusa equipamento do governo do Estado – antes havia rechaçado a instalação de Centro Dia do Idoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.