Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Revelando uma eleição

Filme mostra influência do dinheiro em período político

Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
07/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As discussões políticas sempre podem ser acaloradas. Em época de eleição, as pessoas saem pelas ruas brigando por suas opções partidárias. Ao menos é isso o que parece.

A divisão de opiniões acaba entrando na tênue linha entre posicionamento ideológico e a oportunidade de melhorar de vida. É esse o tema do documentário 'Porta a Porta - A Política em Dois Tempos', em cartaz nesta semana às 18h, no Cine Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2.073. Tel.: 3285-3696), em São Paulo.

Em sua estreia na direção, Marcelo Brennand viajou para a pequena cidade de Gravatá, no interior de Pernambuco, e acompanhou durante três meses o que ele chamou de "uma das campanhas eleitorais mais disputadas do País". A briga pode não ser tão significante quanto é vendida, mas é dura o bastante para movimentar toda a comunidade local.

Os acontecimentos seguem conforme o título: os militantes de cada partido passam por todas as casas para tentar influenciar o eleitorado. A lente observadora (e ainda tímida) do diretor revela que a grande motivação dos envolvidos acaba por ser a oportunidade de emprego.

No período de 90 dias, todos deixam seus mal pagos serviços do cotidiano pobre para garantir renda melhor graças a candidatos a prefeito e vereador. Mas o que nasce como oportunidade financeira acaba por tomar outro caminho conforme o dia da eleição se aproxima. A movimentação política se torna tão intensa que brigas e discussões são comuns. Os debates ganham certo tom cômico com argumentos falhos e nada convincentes de ambas as partes.

A sinceridade dos ‘personagens' é tamanha que um deles afirma para um colega: "Tu tá nesse tipo de política com consciência. Não existe isso mais". O documentário não explica questões políticas, mas chama a atenção por demonstrar como essa rápida época rica influencia histórias particulares de diferentes formas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.