Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
Em Mauá
Kassab se espelha em retrospecto de Afif

Em Mauá, candidato ao Senado diz que espera evolução tida por correligionário em 2006

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/09/2014 | 06:47
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Postulante ao Senado pelo PSD, Gilberto Kassab sustentou ontem que se espelha no retrospecto obtido pelo correligionário Guilherme Afif Domingos, hoje ministro da Micro e Pequena Empresa, na eleição de 2006, a última disputa com vaga única. O pessedista, que aparece em terceiro nas pesquisas de intenção de voto, confia na evolução numérica alcançada pelo ex-governador de São Paulo. “Na véspera (levantamentos) deram 15% ao Afif. No dia seguinte, ele teve 43%”, disse, após caminhada pelo centro comercial de Mauá, ao lado da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB).

Na ocasião mencionada pelo ex-prefeito da Capital, Afif ficou em segundo lugar (43,7%), perdendo para Eduardo Suplicy (47,8%), atual detentor da cadeira – mandato de senador é de oito anos. Pesquisa Datafolha, publicada quinta-feira, aponta Kassab com 8% das intenções de voto, atrás do ex-governador José Serra (PSDB), com 35%, e de Suplicy (PT), com 32%. “É difícil mensurar. Eleitor está mais ligado neste momento nos nomes de candidato a presidente, governador e deputados. Senador é o último voto (de escolha).”

Kassab confia na ideia de ser ‘novidade’ no cenário ao cargo – é a primeira vez que o líder do PSD concorre para o posto. Segundo o ex-prefeito, os dois adversários diretos no páreo representam a continuidade. “A minha candidatura é de renovação. Esse aspecto nos diferencia. O Suplicy está há 24 anos no Senado. O Serra, por sua vez, foi senador há 20 anos (eleito em 1994)”, disse, enfatizando sua bagagem eleitoral. “Fui vereador, deputado estadual e federal, vice-prefeito e prefeito.” O Senado exige idade mínima de 35 anos. “Mostra que a Constituição prevê alguém com experiência.”

O ex-prefeito afirmou que buscará investimentos do tesouro federal para financiar linhas metroviárias ao Grande ABC, integrando com a Região Metropolitana. Para Kassab, nos últimos anos o governo federal tem investido em Mobilidade em São Paulo apenas por meio de financiamentos, o que não é suficiente. “Vou brigar no Senado para que a União reserve parte do seu Orçamento para ampliar o Metrô na região.” Na sequência, ele foi para Avaré.

Candidata à reeleição, Vanessa frisou que uma das bandeiras de seu mandato é trazer o trem de alta velocidade para beneficiar os usuários que utilizam o transporte público. “Quero estender a linha que chega até a Jacu-Pêssego para o Paranavaí, Oratório e o Centro de Mauá.” A atividade eleitoral, concentrada na Rua Rio Branco, também contou com a presença do vereador mauaense Manoel Lopes (DEM). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.