Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Abastecimento
Rompimento de adutora atinge 150 mil pessoas em Santo André

Conserto da tubulação demorou quase 12 horas para ser concluído

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
02/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 150 mil moradores de Santo André tiveram problemas de abastecimento durante o dia de ontem em razão do rompimento de uma adutora com 1,1 metro de diâmetro, localizada nas proximidades do Viaduto Cassaquera. O vazamento foi detectado por volta das 5h e demorou quase 12 horas para ser consertado. A força da água expelida provocou danos no muro da empresa Pirelli. Não houve vítimas.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informa que, para conseguir fazer o reparo, teve de solicitar à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a interrupção do bombeamento da Estação Elevatória do Sapopemba para o município durante três horas. O Reservatório Progresso permaneceu fechado ao longo de todo o dia, atingindo cerca de 150 mil moradores dos bairros Miguel Ângelo, São Jorge, Gerassi, Vila Suíça, Miami e Clube de Campo.

A equipe do Diário percorreu a região dos bairros Centreville, Vila América, Vila Humaitá e Jardim Marek, onde a população disse ter tido problemas de abastecimento. A dona de casa Marlene Riese, 76 anos, relata que o Semasa enviou à sua casa mensagem gravada por telefone comunicando sobre possíveis alterações no abastecimento. A torneira localizada na garagem, que é atendida pela tubulação externa, estava seca. “Lá dentro ainda não sentimos o problema, pois nossas caixas d’água estão cheias”, ponderou.

Na casa do motorista Jair Galo, 37, também não havia água. Ele garante, entretanto, que o fato não é pontual. “Aqui sempre falta. Só vem de madrugada e, pela manhã, já não tem mais.”

REPARO

Para fazer o conserto, o Semasa soldou o ponto rompido com chapas de aço e aplicou proteção de resina. O serviço foi finalizado por volta das 16h. A autarquia informa que as causas do vazamento ainda estão sendo apuradas. O departamento garante também que irá ressarcir a Pirelli pelo dano no muro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.