Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Política
>
Na Educação
Maringoni pretende manter progressão continuada

Postulante à gestão estadual pelo Psol diz que problema é de investimento no ensino

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/08/2014 | 07:25
Compartilhar notícia


O candidato ao governo do Estado pelo Psol, Gilberto Maringoni, sinalizou ontem a intenção de manter, se eleito, a progressão continuada na Educação, também conhecida como aprovação automática. Embora seus principais concorrentes na sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB) adotem discurso contrário, o socialista sustentou que a medida não é o fator central dos baixos índices do setor. “Não acredito que tirar a progressão vai resolver o problema. Investimento é a única saída.”

Professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) – licenciado atualmente para disputar o cargo –, Maringoni considerou que o projeto mais importante na área pública para resolver é aplicar recursos para abrir concurso de carreira do professorado, aumentar salários, criar magistério mais atraente e comprar equipamentos às escolas. “Tirar a progressão não muda, não acredito em melhorias por conta disso. É mais cortina de fumaça projetada pelos candidatos conservadores.”

O socialista fez panfletagem ontem à noite no campus de Santo André. O ato foi discreto, com poucos apoiadores. No local, Maringoni criticou de forma leve o atual sistema ao alegar que “sem incentivos” a progressão implantada desvirtuou a teoria inicial, baseada no estudo de educadores. “O programa foi feito na tentativa de resolver problema social, de maneira equivocada. Aluno de baixa renda que entra na escola pública e repete de ano. O índice de desistência era altíssimo.”

O postulante ao Palácio dos Bandeirantes prometeu elevar a fatia de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) destinado às universidades federais, de 9,57% para 11,6%.

Na última pesquisa Datafolha, Maringoni não alcançou 1% da intenção de voto. Para ele, “é possível” ampliar esse índice com as inserções de TV e debates. “Não vou inventar a roda, não sou candidato folclórico. Expectativa é ter boa participação nos debates e na campanha de televisão.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.