Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Automóveis
>
História
Meio século de sonhos

Fundada em 1963, fabricante de superesportivos Lamborghini chega aos 50 anos mais em forma do que nunca

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
09/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Que atire a primeira pedra o viciado por superesportivos que não se arrepia diante de um Lamborghini. Pois é, a fabricante italiana de sonhos sobre rodas de alto desempenho completa em 2013 50 anos de história.

Fundada em 1963 pelo empresário Ferruccio Lamborghini (1916-1993), a marca é uma das mais cultuadas em todo o mundo, ao ponto de ser considerada por alguns tão expressiva quanto a praticamente unânime Ferrari.

Ferrari, aliás, que é considerada, entre as inúmeras versões contadas, pivô da criação da fábrica. De acordo com o site da própria Lamborghini, Ferruccio, proprietário de uma coleção de poderosos bólidos das marcas Jaguar, Mercedes e Maserati, não estava satisfeito com o rendimento da sua Ferrari 250 GT e por isso solicitou uma reunião com o comendador Enzo Ferrari, que se recusou a recebê-lo.

Ferruccio e seus engenheiros desmontaram a supermáquina de Maranello e descobriram que muitas peças eram comuns, não tinham nada de especial. Foi então que o empresário decidiu fundar sua própria montadora de superesportivos, hoje de propriedade do Grupo Volkswagen.

A versão mais popular, no entanto, é a de que o encontro entre Lamborghini e Ferrari aconteceu. No entanto, o comendador teria desprezado as reclamações de Ferruccio, alegando que ele era um mero fabricante de tratores e que não entendia nada de superesportivos - palavras que o motivaram a criar a própria marca.

Independentemente de qual seja a verdade, o que importa é que a Lamborghini nasceu em maio de 1963, em Sant'Agata Bolognese, entre Bolonha e Modena, e perto de Maranello. E o primeiro supercarro não demorou a ser apresentado. Em outubro daquele mesmo ano, durante o Salão de Turim, foi revelado o 350 GT, projetado por Giampaolo Dallara, design com passagens por Ferrari e Maserati, e Giampaolo Stanzani. O modelo, de linhas clássicas e muita personalidade, utilizava motor de 12 cilindros em ‘V', que viria a se tornar uma das características dos Lamborghinis.

Na sequência vieram outros clássicos, como 400 GT e o 350 GTS. O primeiro carro com nome, digamos, convencional, foi o Miura, lançado em 1969, e que homenageia uma raça de touros muito famosa nas touradas na Espanha. Aliás, outros carros da Lamborghini ganharam nomes de touros: Urraco, Diablo, Murciélago - algo considerado natural, já que Ferruccio era do signo de touro.

Entre os modelos que mais marcaram a história destes 50 anos de Lamborghini, destaque para o Countach, esportivo que nasceu com motor V12, mas devido à crise do petróleo dos anos 1970, chegou a ter um ‘simples' oito cilindros em ‘V'. Outro que marcou época foi o Diablo, que, quando lançado, na década de 1990, era o carro mais rápido produzido em série.

E o futuro da marca promete. Após o sucesso da Gallardo - veículo mais vendido da história da marca -, alguns conceitos da lamborghini estão no forno: Estoque, Urus (segundo SUV da marca) e aquele que promete ser mais um sucesso: Sesto Elemento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.