Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Quintas-feiras
repletas de folk

Quintas Musicais de janeiro do Sesc Santo André têm
como tema gênero tradicional sob ótica contemporânea

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
02/01/2013 | 09:40
Compartilhar notícia


Uma amostra da produção nacional influenciada pela folk music norte-americana ganha o Sesc Santo André a partir de amanhã. As Quintas Musicais de janeiro têm como tema o gênero tradicional sob leituras contemporâneas. As apresentações serão realizadas na lanchonete da unidade, sempre às 20h. A entrada é franca.

Sonoridade a partir da qual derivou o folk rock, correspondia, inicialmente, à produção oriunda da região rural norte-americana. Com arranjos de violão, bandolim e gaita e letras que contavam sobre o cotidiano dessas regiões que tinham na agricultura e na criação dos animais a base de inspiração, os músicos criaram canções de inegável beleza e, muitas vezes, de peso social.

O compositor Woody Guthrie (1912-1967) é a maior expressão disso. Nascido em Oklahoma, viveu no Texas e acompanhou na década de 1930 a onda migratória dos sulistas que procuravam melhores condições de vida na Califórnia. Nessa época nasceram algumas de suas canções de protesto. Para se ter noção da abrangência de sua obra, o jovem Bob Dylan idolatrava Guthrie.

A partir de gente como o próprio Dylan e Johnny Cash (1932-2003), o termo folk tornou-se mais amplo e alcançou as cidades. Os nova-iorquinos Paul Simon e Art Garfunkel e o poeta canadense Leonard Cohen também são considerados compositores folk.

Atualmente, bandas como Mumford & Sons, da Inglaterra e Bon Iver, criada no Wisconsin e músicos como os norte-americanos Sam Bean (cujas composições são lançadas sob o nome artístico Iron & Wine) e Sufjan Stevens dão continuidade ao folk rock.

No Brasil, o gênero é representado pela banda cuiabana Vanguart. Mallu Magalhães, em seu início de carreira, aos 15 anos, também exibiu esses elementos em suas composições.

Para a estreia da programação, amanhã, está escalada a dupla Victoria Vaz e Phillip Nutt, que se destaca sobretudo pela pouquíssima idade - ela tem apenas 15 anos e ele é quatro anos mais velho. O rapaz lançou o álbum From Heart no fim de 2011, influenciado por Damien Rice, Jeff Buckley, Glen Hansard e Van Morrison. (veja demais atrações à direita).

Quintas Musicais Folk Shows Amanhã e todas as quintas de janeiro. No Sesc Santo André (lanchonete) - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.