Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
São Caetano
Italianos lembram origens em festa

Evento no bairro Fundação reúne em torno de 10 mil pessoas no segundo dia

Natália Regazzo
Do Diário do Grande ABC
04/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Em clima familiar e noite de inverno com temperatura amena de 21ºC, passaram ontem pela Festa Italiana de São Caetano cerca de 10 mil pessoas.

O evento, realizado na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação, é opção de lazer e gastronomia típica inclusive para quem nasceu na Terra da Bota. É o caso do aposentado Antonio Oropallo, 73 anos, morador da Vila Prudente, na Capital. Natural de Moiano, região da província de Benevento, ele conta que aprecia o espírito alegre do festejo, além das músicas e do espaguete ao sugo. “Mesmo não morando por aqui, me sinto familiarizado. É uma oportunidade de reviver as origens”, afirma. Sua mulher, a professora de filosofia Maria Cristina, 60, aproveitou a ocasião para tirar dúvida sobre cidadania para os filhos.

É a primeira vez que a empresa do município GHF Consult – com serviços de vistos, buscas de documentos no exterior e outros – participa da festa. “Somos patrocinadores e temos a oportunidade de montar espaço para esclarecer dúvidas”, ressalta a empresária Juliana Amoroso. O serviço mais procurado é o da cidadania.

Outro item que faz sucesso é o frango com polenta, carro-chefe da barraca da Sociedade Amigos do Bairro Fundação. “É uma comida caseira feita com amor”, diz a coordenadora do local, Lucia Borges de Carvalho. Descendente do país europeu, a auxiliar de educação infantil e voluntária mais antiga do grupo, Terezinha Premazzi Benavente, 76, empresta os dotes culinários e repassa os conhecimentos para as mais novas, inclusive sobre o modo de fazer a salada de radicci com pancetta.

Uma das primeiras barracas da festa foi a do Círculo Italiano de São Caetano, que existe há 22 anos. Hoje, as opções são macarrão, nhoque e vinho. “O segredo é o cozimento do molho por cinco horas, além de todos os ingredientes serem frescos”, salienta o presidente da entidade, Alexandre Funaki.

Há quem compareça ao evento para assistir as apresentações musicais. A analista de Recursos Humanos Silvana Aparecida Sanches Todisco, 34, é neta de italianos e gosta de tarantela. Ela estava na plateia da Banda Bella São Caetano, uma das atrações de ontem.

Aos interessados e adeptos da cultura, a festa continua nos dias 9, 10, 16, 17, 23 e 24, com acesso gratuito e programação de shows. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.