Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Diferentes visões da mesma família

Exposição ‘Triplopia’ fica em cartaz na Pinacoteca de São Caetano até outubro

Luís Felipe Soares
02/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma troca de ideias familiar toma conta da Pinacoteca de São Caetano. Linguagens como pinturas, fotografias, estêncils e esculturas feitas por Gregório Gruber, 62 anos, e seus filhos Lorena Hollander, 30, e Lúcio Tamino, 31, mostram suas diferentes percepções do mundo na exposição especial Triplopia. A mostra, montada pela Fundação Pró-Memória da cidade e com curadoria de Tatiane Santa Rosa, fica em cartaz até 31 de outubro.
 
Esta é a segunda vez que eles juntam suas artes. O nome da atração veio por meio de pesquisa em torno dessa reunião. “Queríamos algo que remetesse ao número três. Vimos que triplopia é quando uma pessoa tem uma espécie de visão tripla das coisas e achamos que caia bem com o nosso objetivo. São as nossas visões misturadas em um único lugar”, explica Lúcio Tamino. “É um trabalho coletivo, mas não estamos sempre juntos. Existe a afinidade por sermos família e também temos dificuldades dentro dessa intimidade. Nesses momentos de união, é enriquecedor ver como cada um lida com o trabalho e com toda a arte de sua própria forma.”
 
Morador da Serra da Cantareira, Tamino traz para o Grande ABC algumas telas em óleo e acrílico que exploram temas variados, desde a natureza do local onde mora até as manifestações populares nas ruas – caso de Máscara, na qual retrata um dos símbolos das agitações urbanas. O patriarca aparece com algumas pinturas e estudos em esculturas, entre elas a chamativa Lennon, feita de bronze nos anos 1980 em homenagem ao cantor e compositor norte-americano John Lennon. Já Lorena tem realizado experimentos em torno de imagens, com fotomontagens e utilização de efeitos de backlights, na qual a luz parece ser emanada da própria fotografia. Um dos destaques do acervo da jovem é Tremor, da série UrbanosSoma.
 
“Há espaço para coisas mais tradicionais e outros trabalhos com pegada contemporânea. Vamos sempre testando novas técnicas e a linguagem a ser usada surge no meio do descobrimento das informações. Isso vem muito pelo fato de que nosso ensinamento, que vem desde o nosso avô (o artista Mário Gruber), não é muito acadêmico”, diz Tamino.
 
As cores, formas e estilos desenvolvidos pelo trio agora têm a missão de dialogar com o público. O desafio é saber como as pessoas vão receber suas observações sobre o mundo. Segundo o rapaz, “cada um que for visitar a mostra tem sua própria percepção. Há quem não goste de muita coisa, mas o importante é que a mensagem está passada”.
 
Triplopia – Exposição. Na Pinacoteca de São Caetano – Av. Dr.Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4223-4780. Seg. a sex., das 9h às 17h; sáb., das 9h às 13h. Grátis. Até 31/10. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.