Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Saúde
Região recebe Ônibus da Mulher

Iniciativa do governo federal visa realizar o primeiro atendimento a vítimas de violência; ação será realizada entre os dias 18 e 30 de agosto

Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
25/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Moradoras da região em situação de violência terão mais uma opção de ajuda gratuita. Isso porque o Grande ABC receberá, a partir do dia 15 de agosto, o Ônibus da Mulher, um dos 54 veículos oferecidos pelo Programa Mulher Viver Sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal.

A ação corresponde a mais uma estratégia para prestar o primeiro atendimento àquelas que estão em situação de violência e não têm acesso facilitado aos serviços oferecidos pelas prefeituras, destaca a coordenadora do GT Gênero do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Maria Cristina Pechtoll. “Também serão oferecidas outras atividades para que elas se sintam mais à vontade em chegar até nós, como palestras, oficinas, práticas esportivas ou rodas de conversa sobre diversos temas”, afirma.

As sete cidades da região receberão a unidade móvel por pelo menos um dia (veja tabela completa ao lado). O tempo de permanência em cada localidade foi definido em razão do tamanho do município. O atendimento será realizado a partir do dia 18 de agosto, entre 9h e 16h. “Estamos priorizando as regiões periféricas das cidades e áreas de manancial”, justifica Maria Cristina.

As mulheres serão recepcionadas e orientadas por equipe composta por psicólogo, assistente social e advogado. Após conversa privada em uma das duas salas individuais, as vítimas serão encaminhadas conforme houver necessidade. “O caso pode ser passível de realização de boletim de ocorrência ou, quando houver risco de morte, até mesmo disponibilizar vaga em casa abrigo”, explica a coordenadora.

Conforme destaca Maria Cristina, as primeiras unidades do ônibus foram encaminhadas aos Estados no fim de 2013. Em São Paulo, o equipamento chegou em março e permaneceu todo esse tempo percorrendo a região Sul da Capital. “A experiência da Capital mostrou que mais de 1.000 pessoas do sexo feminino procuraram atendimento neste período, o que evidencia a necessidade de se criar estratégias que facilitem o primeiro passo.”

CARTILHA - No dia 15, haverá ainda o lançamento de cartilha regional de serviços destinados à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, elaborada pelo GT Gênero do Consórcio. Além de esclarecimentos sobre temas diversos, como Lei Maria da Penha, tráfico de mulheres e violência doméstica, o guia informará todas as opções de serviços ofertados nas sete cidades.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.