Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tira-dúvidas
Quando surgiu o universo?
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
02/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Não se sabe exatamente quando o Universo foi criado, mas existem várias teorias. Uma das mais aceitas pelos cientistas é de que surgiu a partir de grande explosão: o Big Bang.

Ela teria ocorrido há cerca de 13,7 bilhões de anos, dando origem às formas de vida existentes. Nasceu a partir de uma grande quantidade de energia concentrada em um espaço compacto e quente, que se expandiu rapidamente.

Criou-se energia suficiente para aparecerem os primeiros elementos, como hidrogênio (substância mais encontrada no Universo) e hélio (usado para encher balões de aniversários que flutuam). Os gases transformaram-se em nuvens, originando as estrelas.

Pouco a pouco surgiram as galáxias (conjunto de estrelas que podem, ou não, ter seus sistemas planetários), planetas (incluindo a Terra), cometas, asteroides e corpos celestes (o que está entre as estrelas).

O Universo possui mais de 100 bilhões de galáxias e cada uma tem cerca de 200 bilhões de estrelas, além de quantidade enorme de planetas e corpos celestes.

Ainda conta com Sistema Solar (composto pelo Sol e oito planetas, incluindo a Terra), cinco planetas-anões, asteróides e cometas. Até hoje foram descobertos 850 exoplanetas giram em torno de estrela que não seja o Sol).

FORMATO

Outro tema discutido é sobre o formato do Universo. Estudiosos apontam três possibilidades: plano como tampo de mesa), aberto (como sela de cavalo) e fechado (como superfície de uma esfera).

Como não o enxergamos, os estudos baseiam-se em estimativas e análises. No entanto, a teoria mais aceita é de que seja isotrópico (a aparência é igual para cada observador, em qualquer direção), homogêneo (idêntico como um todo) e está se expandindo.

Saiba mais

Satélite natural ou lua é um tipo de objeto celeste que circula ao redor de um planeta ou asteróide.

Cosmologia é a área da Astronomia que dedica os estudos para se aprofundar na origem do Universo, assim como sua estrutura e evolução ao longo dos anos.

Existem mais estrelas do que qualquer outra coisa no Universo. Cada uma é enorme bola de gás quente e brilhante. Na Via Láctea (onde está o Sistema Solar) existem entre 200 bilhões a 500 bilhões delas.

 

E o Sistema Solar?

O Sistema Solar (que fica localizado na galáxia Via Láctea) surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos. Foi criado a partir de uma grande nuvem de gás e poeira chamada Nebulosa, que girava ao redor de si mesma.

No centro dessa nuvem formou-se o Sol - o maior objeto - e nove planetas, divididos em rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e gasosos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno), além do Plutão e outros corpos celestes.

Este último, considerado o nono planeta, não faz parte do Sistema Solar desde 2006, quando foi reclassificado para planeta-anão. Isso porque tem órbita (caminho que faz para dar volta completa em torno do Sol) irregular e sua trajetória cruza com a órbita de Netuno.

 

Isabelly Jesus de Araújo, 9 anos, de Santo André, não imagina como o Universo nasceu. Na opinião da menina, outro grande mistério que o envolve é a extensão que possui. "É como os números, ele não tem fim, é infinito. A gente nunca vai saber o tamanho certo."

 

Consultoria de Marcos Calil, coordenador científico do Planetário Johannes Kepler, da Sabina Escola Parque do Conhecimento.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.