Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Esportes
>
Acabando
Salvador se despede da Copa em clima de saudade

Arena recebeu seis partidas e teve as
redes balançadas 24 vezes no Mundial do Brasil

Dérek Bittencourt
07/07/2014 | 07:02
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Ao todo, foram 24 gols marcados e exatas 300.674 pessoas presentes aos seis jogos que abrigou nesta Copa do Mundo. Por seu campo, desfilaram craques do porte de Robben, Benzema, Müller e Cristiano Ronaldo. No entanto, a participação da Arena Fonte Nova na Copa do Mundo chegou ao fim no sábado. Em grande estilo, apesar do 0 a 0 no tempo normal e prorrogação entre Holanda e Costa Rica, a classificação laranja nos pênaltis foi a cereja do bolo para o público na Bahia.

Em uma capital reconhecida internacionalmente por suas festas, músicas, religião e cores, a Copa do Mundo se despede, mas o clima do Mundial vai perdurar entre os soteropolitanos. 

“A cultura daqui é assim, todo dia é dia de festa. Apesar de termos fama de preguiçosos, não somos assim, não. Muito pelo contrário. E acredito que fizemos um bom trabalho, foi gratificante. Deixará lembranças muito boas”, destacou a faxineira Solange Martins Barreto, 44, enquanto varria uma das áreas da Fonte Nova. Sua companheira de setor, Jacira Silva, 51, também não mediu elogios, sempre com sorriso estampado no rosto. “Sem dúvida receberemos muitos elogios e comentários positivos. Os turistas foram bem recebidos aqui, gostaram. E espero que voltem sempre.”

Aliás, as palavras das funcionárias ganham força em eleição feita pelo portal UOL com leitores sobre os melhores estádios da Copa. E a Fonte Nova ficou na primeira colocação com destaque para alguns quesitos como segurança, alimentação e limpeza. “Recebemos muitos elogios. Ganhei até gorjeta”, divertiu-se Solange. “Que os turistas e torcedores levem a saudade daqui”, emendou Jacira.

De acordo com a segurança Gilda Valverde, 57, são muitos os legados para a capital baiana. “Foi muito interessante, porque trouxe muitas contribuições para a cidade. Ficamos conhecidos mundialmente”, destacou. “O metrô, que estava demorando a sair, começou a funcionar mesmo que só um pedaço”, continuou. 


APROVADO

Os comerciantes que têm bares, lanchonetes, vendas e restaurantes próximos ao estádio não escondiam a alegria com a passagem do Mundial e tantos visitantes por Salvador. Tanto que a dona de um mercadinho localizado na rua da arena, Maria Pereira Santos, 55, foi espontânea quando questionada sobre o que a Copa vai deixar para a cidade. “Saudade”, disse de bate-pronto. “Não é todo ano que temos uma Copa no nosso País, não é?”, continuou.

Segundo o proprietário de um bar vizinho, Roberto Carlos Santos, 48, o ponto alto foi a organização. “Tivemos muito policiamento e não vimos uma confusão. As vendas favoreceram muito a gente, pequenos comerciantes que no dia a dia não vendemos nada. Queria mais umas dez Copas por aqui."

Estrangeiros elogiam a capital baiana e prometem voltar

“Com certeza vou voltar”. Esta frase foi muito repetida pelos estrangeiros que estiveram em Salvador para acompanhar os jogos da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova. Turistas das mais variadas nacionalidades elogiaram o povo e as belezas do lugar.

“A organização está muito boa e, sem dúvida, voltarei para fazer turismo”, disse o eletricista suíço Markus Hunkeler, 25 anos. “Não se ouvia muito sobre o Brasil na Europa antes da Copa e, recentemente, falaram muito sobre segurança e protestos. Mas não vimos nada”, emendou o também suíço Ivo Ulrich, 24.

“Tenho visto muita gente surpresa nos hotéis e no estádio, porque diziam que as pessoas daqui não eram amigáveis. Mas vejo que estavam loucos”, afirmou o alemão Franz Scholtysir, 56, que passou três semanas em Salvador com a mulher, Gudrun, 58. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.