Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Passagem inesperada por Bollywood

Produzido em Santo André, curta
‘O Feitiço’ se destaca em festival indiano

Gustavo Cipriano
06/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Produzir um filme é sempre algo difícil. Roteiro, filmagem, edição. Imagine fazer tudo isso quase sem recurso nenhum. Pois a professora Larissa Barreto, de Santo André, e seus amigos, conseguiram. O resultado foi o inusitado reconhecimento internacional.

No dia 14 de dezembro, o grupo recebeu certificado de excelência de Bollywood, maior indústria cinematográfica do mundo em quantidade de produções, com média de mais de mil obras desenvolvidas por ano na Índia e deixando para trás o mercado de Hollywood – a qual o nome faz referência. Com pouco investimento financeiro e muita criatividade, O Feitiço foi selecionado entre os melhores do ano pelo Festival de Filme Infantil Internacional da Índia e já foi exibido em diversas mostras em Mumbai, mais importante cidade do país.

“Sem querer, acabamos fazendo uma produção nos moldes que Bollywood gosta: baixo recurso e muitas canções. Ficamos surpresos e felizes com as indicações”, declara ela.

Larissa é formada em rádio e TV e trabalhou durante seis meses como estagiária de televisão no canal ABC dos Estados Unidos. Há nove anos, dá aulas de audiovisual e rádio em universidade de São Paulo e já lecionou também na Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André) para pessoas da terceira idade.

Após toda experiência profissional, ela resolveu produzir seu próprio filme com o objetivo de testar conhecimentos de audiovisual e sociologia.

CASEIRO E CABEÇA

O Feitiço tem 17 minutos – um curta-metragem tem no máximo 30 minutos de duração – e pode ser visto na internet no site oficial do projeto (www.ofeitico.com.br). A produção de 2013 é assinada pela andreense em parceria com seus ex-alunos e conhecidos.

O projeto teve custo total de aproximadamente R$ 1.500. A maior parte do dinheiro, cerca de R$ 1.000, foi gasto com estúdio de música. “Para o resto, cada um deu dois reais e compramos papel, plástico etc, para compor o cenário. De fantasias, foram usadas aquelas que já tínhamos mesmo”, relata. Queremos continuar fazendo esses projetos”, declara ela. “Só esperamos ter mais recursos para os próximos com a repercussão deste. Fazer um filme sem dinheiro até que dá, mas dois não”, brinca.

Com as cenas intercaladas por músicas cantadas pelos próprios atores, O Feitiço narra a história de Lilith, bruxa interpretada por Larissa que cria a ‘poção da discórdia’, capaz de separar casais. Ao ver o que a personagem má pretende fazer, Andy, o ‘Anjo da Esperança’, vivido por Nayara Camarozano, aparece para tentar impedi-lá.

O que as duas não esperavam é que os dois camponeses para os quais o feitiço estava sendo feito se separassem antes mesmo da bruxa fazer sua poção. “Eu ando frustrada. Agora, quando vou acabar com um casal, eles terminam antes”, esperneia Lilith.

É exatamente nesse contexto que entra uma referência sociológica na produção. O pensador polonês Zygmunt Bauman e sua teoria da modernidade líquida são tomados como base para o roteiro.

De acordo ele, no mundo moderno, tudo é descartável e se troca. Nada dura. Troca-se o celular, a mobília e até as pessoas. O ser humano entra e sai de relacionamentos muito rapidamente. “Quando a bruxa nem precisa fazer a magia para separar o casal, é quando fazemos alusão ao sociólogo e mostramos como as relações estão pouco duradouras hoje em dia”, explica Larissa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.