Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Corpo de Mamãe Clory é velado no Cacilda Becker

Ela lutava contra um câncer de estômago e estava internada
desde sexta-feira; sua vida é dedicada às obras de caridade

Do Diário OnLine
21/11/2011 | 09:22
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O corpo de Clory Fagundes Marques, a Mamãe Clory, é velado no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, desde as 13h30 desta segunda-feira.

Muitas pessoas já estão no local, entre elas alguns "filhos" de Clory, que ao longo da vida adotou cerca de 80 crianças (ela nunca revelava o número exato) e costumava dizer que era mãe de "milhares".

O velório acontecerá durante toda a noite. Amanhã, às 9h, o corpo deve seguir até o Cemitério Jardim da Colina, também em São Bernardo, em carro do Corpo de Bombeiros. O sepultamento está previsto para às 10h.

Mamãe Clory morreu na madrugada de hoje, aos 94 anos. Há 40 anos ela mantinha em São Bernardo lar que acolhia crianças e adolescentes carentes, além de idosos.

Natural de Alegrete (RS), dedicou a vida às obras de caridade. Mãe de quatro filhos biológicos, ela acolheu cerca de 2.000 crianças na Associação Verdade e Luz, atualmente com sede no bairro Assunção, em quatro décadas de histórias.

Referência de humanidade e solidariedade, Mamãe Clory chegou a São Bernardo em 1969, com o marido, Orestes Vieira Marques, depois de viverem em Ponta Porã (MS), e em cidades do Interior, como Lins e Andradina. Na época, já contabilizavam 87 filhos. Foi necessário fretar um ônibus para fazer a mudança.

Homenageada inúmeras vezes pelo trabalho voluntário (incansável) que realizava - entre eles o prêmio Mulheres em Destaque, promovido pelo Diário, em 2007 - Mamãe Clory costumava dizer que sua vida eram as crianças.  "A felicidade está dentro de nós", ensinava.

Mamãe Clory lutava contra um câncer de estômago e estava internada desde sexta-feira no Hospital Maria Braido, em São Caetano. (Com informações de Elaine Granconato e Illenia Negrin)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.