Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
São Caetano
Terreno é tombado para preservar área verde

Espaço particular de 13 mil m² fica em frente ao Parque Chico Mendes, no bairro Cerâmica

Vanessa de Oliveira
05/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Com o intuito de inibir a especulação imobiliária e preservar as poucas áreas verdes remanescentes de São Caetano, a Prefeitura, por meio do Conprescs (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Caetano), anunciou ontem o tombamento de área verde particular de mais de 13 mil m², localizada na Rua Nestor Moreira, 120, em frente ao Espaço Verde Chico Mendes, no bairro Cerâmica.

Integram a ação o terreno e as edificações conhecidas como Chácara e Casa dos Engenheiros da Cerâmica São Caetano, que serviu de morada aos trabalhadores da antiga fábrica de louças. A assinatura será no Palácio da Cerâmica, no domingo, quando se encerram as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje.

O anúncio da ação, na sede do Executivo, foi acompanhado por representantes do setor imobiliário de Minas Gerais que desejam empreender no município. “O tombamento evita que, pela ganância imobiliária, as áreas verdes sejam compradas e edificadas. Preservadas, elas contribuirão na qualidade de vida da cidade”, falou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Por enquanto, não há projeto para a utilização das edificações, pois mesmo após o tombamento, a área continua particular. Porém, a possibilidade de negociação futura da Prefeitura com os proprietários do local não está descartada.

Segundo o presidente do Conprescs, Enio Moro Júnior, há no local remanescentes de Mata Atlântica. “É um terreno grande, bem localizado, com área verde significativa. Nada poderá ser demolido ou removido e, se porventura for necessário retirar vegetação, terá que ser substituída.”

Visando a preservação e conservação das áreas verdes existentes, a administração e o conselho tombaram, no fim do ano passado, os seis parques públicos do município (Espaço Verde Chico Mendes, Parque Catarina Scarparo D’Agostini – Chiquinho, Guaiamú, Santa Maria, Bosque do Povo e Botânico). Estes espaços, somados ao tombado ontem, resultam em área verde de 270 mil m², o que equivale a 2% do território da cidade (15 mil m²) e a 73 campos de futebol.

“Em município 100% urbanizado e carente de áreas verdes, nosso desafio é preservar e evitar que as áreas sejam fracionadas”, ressaltou Moro Júnior. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.