Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Economia
>
Crédito
Promoção gera alta nos financiamentos
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
27/05/2014 | 07:50
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Apesar de contar com alguns dias úteis a mais, abril garantiu evolução significativa nos financiamentos de veículos novos, com 264 mil operações, frente ao mês anterior, que registrou 229 mil. A alta mensal foi de 11%. Março, que teve 244 mil unidades financiadas, acumulou queda de 8% contra fevereiro. Como não houve mudança no cenário econômico, e a restrição de credito continua intensa, a reviravolta é explicada pelas promoções que as montadoras têm realizado, como acréscimo de itens e descontos.

Na relação anual, abril teve recuo de 12%, já que o mesmo mês em 2013 teve 300 mil financiamentos. Mas houve desaceleração da queda. Março registrou 19% a menos operações do que em igual período do ano anterior, quando foram contratados 284 mil.

Os dados são da Cetip, entidade que opera o SNG (Sistema Nacional de Gravames), base de informações das instituições financeiras referentes a operações de crédito com veículos em todo o Brasil.

“Considerando o índice de taxa de juros (alto) atual e que os bancos e financeiras estão mais rigorosos, o resultado (dos financiamentos) é reflexo das promoções das montadoras”, observou o professor de Finanças da USP-RP (Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto) Fabiano Guasti Lima. “O cenário econômico também não melhorou muito. E as promoções seriam a saída para manter as vendas.”

Presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo), Octavio Leite Vallejo concordou que as promoções geram efeito positivo, principalmente por causa da “cautela” das financeiras. “Hoje, aprovações só com 50% de entrada. Abaixo disso, apenas com análise de perfil do cliente, como (por exemplo) se ele tem nome sujo, há quanto tempo está empregado e mais detalhes, para minimizar o risco de inadimplência”, garantiu. “Mas os bancos de montadoras têm trabalhado com juros zero. Isso também é um atrativo”, acrescentou.

Pela comparação mensal, destacou o diretor da ADK Consultoria Automotiva, Paulo Roberto Garbossa, o resultado é positivo, de alta de 11% em abril. “Não adianta comparar com o ano passado, que era um período com incentivo para compra, com recorde de vendas. Temos que analisar o período atual para saber se o resultado é bom ou não. Se eu tivesse vendido um, e neste ano dois, seria alta de 100% já.”

COPA

Para Garbossa, apesar do resultado de abril, maio e junho podem gerar impacto negativo nos financiamentos de veículos. “As pessoas querem comprar corneta e TV. Ninguém vai trocar de carro na Copa (do Mundo).”

Vallejo disse que dois dias úteis a menos no Carnaval significaram decréscimo de 10% nas vendas. “E só no começo da Copa será quase uma semana a menos.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.