Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
Prevista
Para PT, aliança na oposição muda cenário

Vice estadual da sigla, Zaninha diz que elo entre Alex e Morando altera eleição em 2016 de São Bernardo

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/04/2014 | 07:31
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Vice-presidente estadual do PT, Rozane Sena, a Zaninha, afirmou que a aliança costurada entre os deputados estaduais Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) para o pleito deste ano vai alterar o cenário eleitoral de 2016, quando o PT apostará em outro nome para a sucessão de Luiz Marinho à frente da Prefeitura.

O acordo entre Alex e Morando foi selado na semana passada e, inicialmente, prevê dobrada em São Caetano – o popular-socialista tentará cadeira na Câmara Federal enquanto o tucano buscará reeleição na Assembleia Legislativa. Mas ambos trabalham para expandir a campanha conjunta.

“Essa aliança era natural a partir do momento em que o Alex anunciou que seria candidato a deputado federal. A estratégia do PT para este ano não muda. Mas não podemos negar que, se essa parceria continuar, muita coisa muda para 2016”, reconheceu Zaninha, mulher do vereador José Ferreira (PT), de São Bernardo.

Para outubro, o PT da cidade terá três candidatos a deputado estadual – Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e Teonílio Monteiro, o Barba – e, por enquanto, um nome a deputado federal – Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

Na ótica de Zaninha, o tamanho das forças eleitorais da cidade será mensurado no pleito de outubro. “Tem essa etapa a ser cumprida ainda e o cenário se desenha agora”. O PT corre para eleger os três candidatos a deputado estadual do município, mas entende que se Alex e Morando registrarem altas votações em São Bernardo o favoritismo petista para 2016 fica incerto.

Quando anunciaram a dobrada em São Caetano, Alex e Morando evitaram adiantar análise da conjuntura política para sucessão de Marinho. Mas admitiram que o elo abre portas para continuidade de parceria daqui dois anos para enfrentar o candidato petista ao Paço – três nomes estão na disputa pela indicação: o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, Luiz Fernando e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Oriundos do mesmo grupo político, o popular-socialista e o tucano nadaram em raias opostas durante oito anos. Em 2008, foram candidatos a prefeito e Alex optou por apoiar Marinho no segundo turno contra Morando. Em 2012, o tucano decidiu não concorrer ao Paço e Alex ficou na segunda colocação do pleito, não conseguindo levar o duelo eleitoral com Marinho para o segundo turno.

Candidato, Rafael afirma que acordo ajuda

Pré-candidato a deputado federal, o vereador Rafael Demarchi (PSD) afirmou que a dobrada entre Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) pode preocupar o grupo governista em 2016, mas não atinge seu projeto de outubro.

Para o pessedista, a aliança entre Alex e Morando impede que ambos tragam candidatos de potencial de outras cidades para pedirem votos em São Bernardo. “Se saíssem separados poderia prejudicar. No fim das contas, me ajudou.”

Com eleitorado espalhado nas sete cidades, o popular-socialista e o tucano têm parceiros em outros municípios.

Alex é aliado de primeira hora do secretário de Cultura de Santo André, Raimundo Salles (PDT), do ex-prefeito de São Caetano e atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). Em São Bernardo, Alex ainda trabalhará pela campanha de Marcelo Lima (PPS) a deputado estadual.

Morando anunciou apoio às candidaturas federais do ex-prefeito de Rio Grande da Serra Adler Kiko Teixeira (PSC) e do vereador de Diadema Márcio da Farmácia (PV), além de ter no leque de aliados o ex-vereador andreense Paulinho Serra (PSD).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.