Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Receita usa helicóptero para localizar mansões em MG
09/04/2014 | 14:52
Compartilhar notícia


Com um helicóptero que fará imagens usando uma câmera infravermelha, a Receita Federal começou a sobrevoar nesta quarta-feira, 9, o interior de Minas Gerais. O objetivo é identificar imóveis de luxo construídos, principalmente, próximos a balneários ou em condomínios afastados e que não recolheram a contribuição previdenciária sobre as obras.

A operação também permitirá saber se houve sonegação no Imposto de Renda. Para isso, a Superintendência da Receita em Minas analisará se o patrimônio do proprietário cresceu acima do que ele declarou no IR. Mais de 2 mil imóveis tiveram as informações cruzadas e podem ter deixado de render milhões de reais em impostos e contribuições.

A operação, denominada "Grifo 2", começou pelo Centro-Oeste, envolvendo a área abrangida pela Delegacia da Receita Federal de Divinolândia (MG), mas também englobará até o dia 16 deste mês outras regiões como o Sul do estado e o Triângulo Mineiro. A intenção é regularizar as obras e para isso está sendo usado um helicóptero modelo EC-135. Ele sobrevoa os condomínios a uma altura que varia de 200 metros a 400 metros do chão.

Nesta quarta a aeronave sobrevoa 90 construções localizadas nas cidades de Divinópolis, Capitólio, Formiga, entre outras. De acordo com Marcos Paulo Pereira Milagres, delegado da Receita em Divinópolis, em alguns desses locais a fiscalização por terra é complicada e a aeronave vai ajudar muito nesse trabalho.

Ele contou que durante os voos se outras obras suspeitas forem localizadas, elas também serão fiscalizadas. Problemas com a falta de documentos ou informações erradas para reduzir o pagamento de impostos podem gerar multas aos proprietários e processo por sonegação. Somente em Divinópolis a expectativa é que esta ação ajude a aumentar em 25% a arrecadação em relação a 2013.

Malha fina

Todas as imagens feitas pelo helicóptero serão comparadas com fotos de satélite, sendo os dados dos imóveis cruzados com as informações fornecidas à Receita, além de prefeituras e cartórios imobiliários. No caso de irregularidade, as delegacias notificarão os contribuintes para que regularizem a situação.

Em abril de 2013, durante a Operação Grifo 1, houve um aumento de R$ 158 milhões na arrecadação da contribuição previdenciária no setor da construção civil na região abrangida, 18% a mais se comparado em relação ao mesmo período no ano anterior.

Solução

Os contribuintes com problemas nos imóveis que quiserem se antecipar à operação podem fazer a consulta no site www.receita.fazenda.gov.br, no item "construção civil". Depois devem procurar a delegacia de sua jurisdição e formalizar pedido de regularização da obra.

O atendimento pessoal pode ser agendado com antecedência também pela internet. Os débitos no Fisco podem ser parcelados em até 60 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.