Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Desenraizando tabus

Texto de Tchekhov, 'Sobre os Males que o Fumo Produz'
discute hábitos e vícios; peça será exibida em S.Bernardo

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
04/08/2012 | 07:48
Compartilhar notícia


Embora a indústria do cigarro e a luta contra seus efeitos sejam recentes se comparadas à história do mundo, Anton Tchekhov (1860-1904), muito antes dessa discussão ganhar vida já tratava do assunto, antevendo também questões que eram pertinentes a outras áreas, como o comportamento humano e a relação dos seres com seus hábitos.

Tudo isso pode ser visto em 'Sobre os Males que o Fumo Produz', monólogo que o ator Barros Batista apresenta hoje e amanhã no Teatro Elis Regina, em São Bernardo.

O texto do clássico dramaturgo russo, raramente encenado no País, conta a história de Ivan Ivanovitch, que sobe ao palco para realizar conferência sobre os malefícios do fumo. Logo que começa a falar, deixa perceber que não está em um bom momento. Cheio de problemas em casa, e dilemas na cabeça, o personagem começa a misturar sua história com a da palestra.

"Ele tem dificuldade imensa em se desvincular da família, da submissão em relação à mulher. Essa dificuldade é a mesma de abrir mão do cigarro, um vício que muitas vezes é mais do que um vício, é um hábito", diz Batista.

"São vários os temas que Tchekhov procura trazer à tona nesse texto. E são universais, existenciais. É um desafio grande, quando você começa a se aprofundar percebe que são intermináveis as abordagens que ele faz", conta o ator, que estabelece paralelo entre o cigarro e todos os outros vícios dos quais todos têm dificuldade de abrir mão.

A montagem, um desafio para a porção intérprete de Batista, chega hoje à terceira exibição. "O personagem às vezes é muito sutil e em outras horas, muito escancarado. É um espetáculo aberto. Além das possibilidades de contato com o público, Ivan é personagem de descoberta, do qual ainda estou na afinação", completa ele.

Característica endossada pela proposta dos textos de Tchekhov, que considerava seus trabalhos mais fonte de perguntas do que de respostas.

A ideia é montar uma adaptação da peça com a mulher de Ivan presente em cena. E aproveitar a abordagem para tratar de assuntos relativos ao cigarro hoje, como a proibição do fumo em espaços públicos. "Mas frisando a ambiguidade, apontando o lado ruim e o lado bom, como os temas são apresentados no texto original o tempo todo."

Sobre os Males que o Fumo Produz - Teatro. No Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, São Bernardo. Tel.: 4351-3479. Hoje e amanhã, às 20h. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.