Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Artes dos livros infantis

Mostra gratuita, em cartaz na Capital, exibe dezenas de ilustrações ligadas ao universo literário

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
15/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os livros não guardam apenas histórias incríveis, mas também ilustrações que são verdadeiras obras de arte. E é isso o que a 1ª Macli (Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil) exibe ao público. A exposição gratuita fica em cartaz até 23 de fevereiro na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, 8º andar, tel.: 3321-4400), na Capital.

 

É possível conferir mais de 70 obras de artistas do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Israel (veja seis delas nesta página) produzidas para livros infantis ou inspiradas neles. Há colagens, pinturas em tinta óleo ou acrílica, xilogravuras, esculturas, entre outras técnicas.

 

A mostra foi criada pelo artista multimídia brasileiro Favish Tubenchlak. A ideia surgiu após conhecer, em 2005, a Ilustrarte (Bienal Internacional de Ilustração para a Infância), em Portugal, e, mais tarde, o Museu Hergé, na Bélgica, com obras do criador de Tintim.

 

“Antes da escrita, o homem já se comunicava com desenho. É linguagem que aprendemos sem que ninguém precise ensinar. Depois, aprimoramos nosso olhar e prática de desenhar. Ou não. Tem adulto que desaprende”, diz o artista.

 

Favish é fã de muitas obras, autores e ilustradores dedicados à literatura infantil, como Ziraldo, Maurice Sendak (Onde Vivem os Monstros), Shel Silverstein (A Árvore Generosa) e J.M. Barrie (Peter Pan). Ele espera que o público infantil saia da Macli curtindo ainda mais a literatura e as artes visuais.

 

“Os bons livros estão aí. A maior barreira é fazer chegarem aos leitores. A família tem o papel mais importante. É preciso fazer a criança entender que vale a pena trocar o tempo de televisão e joguinhos eletrônicos pela leitura.”

 

Saiba mais

O Espelho (2012), também produzida por Favish Tubenchlak, é outra ilustração da obra A Deusa, o Herói, o Centauro e a Justa Medida.

 

Folk Art of Mexico (Arte Popular do México), de John Parra, está no livro P is for Piñata: A Mexico Alphabet (P é para Piñata: Um Alfabeto do México), de 2008.

 

A obra sem título (2011), pintada pelo brasileiro Renato Moriconi com tinta óleo sobre madeira, integra o livro Telefone Sem Fio, da Companhia das Letrinhas.

 

Adella (2012) é outra ilustração de John Parra. A obra, que não foi publicada em livro, tem 31,5 cm de largura por 38,5 cm de altura.

 

Obrigado Pelos Meus Velhos Pijamas (2009) foi feita pelo norte-americano John Parra para a obra Gracias – Thanks (Obrigado, em espanhol e inglês).

 

A Gruta (2012), criada pelo brasileiro Favish Tubenchlak, integra o livro A Deusa, o Herói, o Centauro e a Justa Medida, lançado pela Editora Livre Galeria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.