Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Enchentes
São Caetano quer ampliar sistema de drenagem urbana

Cidade conta com 95 quilômetros de rede para escoar água da chuva

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/17.09.2013/DGABC


São Caetano precisa ampliar o sistema de drenagem urbana para enfrentar o período das cheias sem os tradicionais transtornos à população causados pelos alagamentos. Segundo o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Welington Kalil, o município conta atualmente com 95 quilômetros de rede de drenagem, no entanto, seria necessário dobrar este número e alcançar pelo menos 200 quilômetros de rede.

A drenagem urbana consiste no escoamento da água da chuva. A viabilização das obras ainda depende de projeto e planejamento, explica Kalil. “É um sistema extremamente caro e, com certeza, com recurso próprio não conseguimos. Estamos preparando projetos para pleitear verbas federais para a área.”

Por se tratar de obra complexa e que gera impactos à população, como na mobilidade urbana, por exemplo, o diretor do DAE acredita que os trabalhos devam ser executados a longo prazo. “Acredito que serão oito anos de obras, porque demanda planejamento e coordenação com as demais secretarias.”

CONSCIENTIZAÇÃO

Enquanto não tem verba para executar a ampliação da rede de drenagem municipal, a Prefeitura investe em campanha voltada à conscientização dos moradores para evitar o descarte de resíduos nas bocas de lobo.

Denominada Arte Deságua nas Ruas, a ação prevê que 25 bocas de lobo de 15 bairros sejam grafitadas com desenhos que chamem atenção para problema identificado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto): 90% das causas de alagamentos pontuais na cidade ocorrem devido ao entupimento das bocas de lobo, como o Diário anunciou na edição de ontem.

Pela manhã, o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) acompanhou os trabalhos dos grafiteiros da Comjuv (Coordenadoria Municipal de Cultura). Bem-humorado, ele aproveitou para dar seu toque na arte desenvolvida pela dupla Yuri Sapucaia e William Raffa em uma boca de lobo localizada na Avenida Goiás, altura do número 600. “É a nossa parcela de contribuição para ajudar a população”, destaca. A ação integra segunda fase da campanha Boca de Lobo Não Come Lixo, iniciada no dia 25 e que segue até o dia 18.

PISCINÃO

Outra ação considerada necessária para evitar os constantes alagamentos é a limpeza do piscinão da cidade, localizado na Avenida Guido Aliberti. Segundo Kalil, o DAE tem cobrado diariamente o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), responsável pelo serviço. “Eles estão com processo licitatório, mas ainda não há previsão de início. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.