Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Economia
>
Perfil
Espírito empreendedor cresce e aparece na região

Ação do Sebrae busca facilitar a vida de quem quer desenvolver seu negócio próprio

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
05/10/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Hoje é o Dia do Empreendedor e, no Grande ABC, há cada vez mais gente nesta categoria. Um forte indicador deste crescimento é o número de MEIs (Microempreendedores Individuais) – que são aqueles que faturam até R$ 60 mil por ano e têm, no máximo, um empregado – que se formalizaram na região nos últimos anos.

Segundo dados do Portal do Empreendedor, de apenas 245 em setembro de 2009, o número deste tipo de empresário saltou para 39.573 em setembro deste ano. Além destes, há as microempresas e sociedades limitadas, que também vêm crescendo no Grande ABC.

Os especialistas do Escritório Regional do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) dizem que as razões por trás desta explosão incluem as mudanças no mercado de trabalho, a presença de algum capital para dar início à atividade. Muita gente usa dinheiro de rescisões de relações trabalhistas, de PDVs (Programas de Demissão Voluntária) e de gordas PLRs (Participações nos Lucros e Resultados) para começar seu próprio negócio.

Além disso, pesa o reconhecimento do potencial de consumo da região. Segundo a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), 95,7% da população está nas classes de consumo A, B e C. Só as famílias de classe B, que têm renda média acima de R$ 4.000 mensais, representam 52,4%.

“O nível de conscientização em relação aos desafios que empreender traz vem crescendo continuamente. Para se ter uma ideia, nos últimos três meses, a demanda por atendimentos no escritório regional do Grande ABC cresceu 25%”, diz a consultora Heloísa Dantonio Endriukaitis. No total, de janeiro a outubro, a equipe do Sebrae no Grande ABC, localizado em Santo André, já atendeu 43 mil solicitações.

Quem ainda não consultou o Sebrae tem uma grande chance hoje. Para comemorar o Dia do Empreendedor, todos os 33 escritórios do Estado de São Paulo ficarão abertos das 9h às 17 h, inclusive o localizado na Rua Cel. Fernando Prestes, 47, Centro (próximo ao calçadão da Cel. Oliveira Lima). Além disso, uma unidade móvel do Sebrae ficará das 10h às 15h no estacionamento da loja do Assaí Atacadista em São Bernardo, que fica na Avenida Piraporinha, 680, bairro Planalto.

Segundo Marly Lopes, gerente de marketing do Assaí Atacadista, muitos empreendedores não conseguem tempo para se deslocar, por isso a importância de oferecer esse serviço no local que ele frequenta para abastecer o seu negócio.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.