Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
São Bernardo
Nova Praça da Matriz divide as opiniões

Frequentadores elogiam espaço, mas criticam remoção de
árvores; Prefeitura atribui o atraso às condições climáticas

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Com investimento de R$ 5 milhões, a reforma da Praça da Matriz, no Centro de São Bernardo, divide as opiniões de frequentadores e vizinhos. Apesar dos elogios ao aspecto modernizado, as críticas são contra a remoção de parte das árvores.

A obra teve início em dezembro e a previsão de conclusão era para o mês passado, o que não aconteceu. A Prefeitura atribui o atraso às condições climáticas. Agora, a promessa é que o espaço fique pronto no dia 15. Por conta da lei eleitoral, não haverá cerimônia de inauguração.

Há cerca de duas semanas, a praça foi reaberta ao público. O piso da área central e da parte dianteira, na Rua Marechal Deodoro, está concluído. No entanto, as calçadas das outras três ruas do entorno - Padre Lustosa, Rio Branco e João Pessoa - ainda apresentam buracos. O antigo pavimento, em mosaico português, rico em detalhes e desenhos, foi retirado para dar lugar a placas cinzas.

Para a aposentada Maria de Lurdes Georgetti, 84, que mora em São Bernardo desde os 17, o principal problema é a redução do verde. "Quando eu era jovem, aqui era lindo, cheio de árvores. Hoje, virou um cimentão."

Apesar da praça estar visivelmente com menos vegetação, a Prefeitura promete efetuar o replantio. Segundo a administração municipal, antes da obra, a praça tinha 55 árvores. Depois da conclusão, o Executivo promete que serão 60.

O vendedor Hilário de Carvalho, 40, critica a remoção dos bancos. "Agora, colocaram placas de concreto que são altas em alguns pontos e baixas em outros, além de não terem encostos." A Prefeitura informa que irá estudar a possibilidade de substituir os bancos. O projeto prevê a colocação de mesas na área central, o que ainda não foi feito.

Apesar das críticas, o vendedor Francisco Bernardino Rocha, 52, aproveitou o período de férias e, ao lado da esposa Renata, 38, foi fotografar o espaço reformulado. "Estou vindo aqui pela primeira vez e achei que ficou muito bom. Está mais amplo e com visibilidade melhor, o que garante mais segurança." As imagens, segundo o casal, serão colocadas na internet. "Sempre tiramos fotos das praças da Sé e dos Correios, no Centro de São Paulo. Essa merece espaço também."

A auxiliar de finanças Maria Aparecida Nascimento, 23, que trabalha nos arredores da praça, também elogia a reforma. "Imagino que irá valorizar os comércios e apartamentos da região central", avalia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.