Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Amor e paixão ligam
Brasil à Alemanha

Exposição Amor Paixão – Liebe Leidenschaft fica
em cartaz até outubro na Pinacoteca de S.Bernardo

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
12/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A definição no dicionário pode chegar perto, mas dificilmente haverá uma explicação que diga exatamente o que o amor significa para cada um. Ao mesmo tempo, o sentimento estabelece ligações que podem unir pessoas, animais e até mesmo objetos. A exposição Amor Paixão – Liebe Leidenschaft (o mesmo significado em alemão), que abre neste sábado para visitação em São Bernardo, tenta ilustrar essas diferentes formas de amar.

São 60 obras, reunidas entre fotografias, desenhos, esculturas, pinturas e instalações, feitas por 22 artistas alemães e brasileiros. “Todos com uma maneira diferente de olhar o amor. Temos a distância entre as pessoas, o turbilhão que o amor causa, o amor pago e até o amor com uma maçã”, explica a curadora no Brasil e artista Damara Bianconi.

Promovida pela Ponte Cultura, instituição que trabalha há 20 anos com o intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha na divulgação da arte contemporânea, a mostra esteve naquele país no ano passado. Para a exposição em São Bernardo foram incluídos artistas brasileiros, inclusive quatro do Grande ABC.

O tema em questão foi escolhido pela atualidade. “Já trabalhamos com a água e a lentidão/aceleração das pessoas. Escolhemos desta vez o amor porque é algo que está sempre em evidência e é o que está faltando hoje no planeta e nas pessoas.”

Na abertura da exposição haverá duas palestras com artistas da Alemanha. O curador Günter Braunsberg falará sobre os 1.000 anos de arte na cidade de Nuremberg e a artística plástica Gabi Wahl apresentará as Kulturläden, antigas residências e castelos que foram transformados em centros culturais. Todas as apresentações terão tradutores.

Para o dia da inauguração está agendada ainda a performance das artistas Ana Cristina Mendes e Nathalie Fari. “Como uma mora em Fortaleza e a outra em Berlin, aproveitaram para trabalhar o fator da distância. O caso do ‘tão longe e tão perto’ no amor”, concluiu Damara.

A exposição Amor Paixão – Liebe Leidenschaft abre para visitação no sábado, às 16h. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de outubro, na Pinacoteca de São Bernardo, que fica na rua Kara, 105, no Jardim do Mar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.