Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 21 de Maio de 2024

Automóveis
>
Golf VII
Evolução, não uma
profunda revolução

Na Europa há mais de um ano, sétima geração
do Golf chega ao Brasil no fim do mês de setembro

Vagner Aquino
Enviado a Frankfurt, Alemanha
11/09/2013 | 07:07
Compartilhar notícia
Divulgação


Ao longo de seus 39 anos de história, o Golf conquistou legião de fãs e habitou mais de 30 milhões de garagens em todo o mundo. No Brasil estreou em 1994, quando a terceira geração passou a ser importada pela Volkswagen. No entanto, quando o assunto é quatro rodas, a evolução sempre é necessária. Por isso, a marca resolveu atacar com sua melhor arma o segmento de hatches médios no Brasil trazendo a sétima geração do modelo, que na Europa é vendido desde abril do ano passado.

O carro, que apesar de 100% novo não passou por reformulações radical, chega às lojas dia 27, mas a imprensa especializada já pôde sentir do que este ícone é capaz. E o melhor, na Alemanha, terra natal do Golf.

O Diário avaliou por quase 80 quilômetros a versão topo de linha GTi, que custará R$ 125.990 na configuração Premium – aquela com todo recheio possível – e traz sob o capô o mesmo propulsor 2.0 TSI da família Passat, porém mais bombado. Aqui são 220 cv e 35,7 mkgf de torque numa faixa que se estende dos 1.500 rpm aos 4.400 giros – no Passat são ‘apenas’ 211 cv e 28,5 mkgf de força.

Como deu para perceber pelos números, saúde não falta ao Golf, que bate o ponteiro do velocímetro nos 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 244 km/h. Sim, nos antecipando aos curiosos, nós também testamos o modelo na Autobahn – onde em alguns trechos não existe limite de velocidade –, mas não foi possível chegar a tanto. Aceleramos, porém, o suficiente para perceber que o hatch é muito bom de pista...

ACERTO

Com câmbio autatizado DSG de seis velocidades, suspensão firme e direção eletromecânica progressiva, o Golf esbanja bom comportamento. Mas tudo isso pode dar lugar à fúria. Basta pressionar uma tecla e selecionar o modo de condução esportivo. São quatro diferentes níveis: Sport, Eco, Normal e Individual – selecionáveis na tela touch screeen de 8 polegadas do infotainment, que engloba todo o sistema de entretenimento a bordo.

E o nível de tecnologia não para por aí. Sistemas como o DLA (assistente de luz dinâmica), ACC (controle adaptativo de velocidade e distância – agora com função Stop&Go), detector de fadiga, Start-Stop e proteção proativa dos passageiros fazem parte da lista. Alguns itens estarão disponíveis apenas no começo de 2014 devido à burocrática legislação brasileira.

Em relação à segurança, vale dizer que fizemos exercícios em pista – nas mais variadas condições – para testar na prática todos os sistemas, como controles de tração e estabilidade, funcionamento dos freios ABS com EBD, e do XDS – vulgo bloqueio eletrônico do diferencial que é integrado ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. Ponto para o Golf.

Versão de entrada parte de R$ 67.990; topo de linha passa dos R$ 125 mil

Pela versão básica do Golf, a Highline com motor 1.4 TSI de 140 cv e 25 mkgf de torque a partir dos 1.500 giros, a Volkswagen pede R$ 67.990 no pacote Standard, que engloba itens que vão desde ar-condicionado Climatronic digital de duas zonas, controlador de velocidade, direção eletromecânica e volante multifuncional revestido em couro, freio de estacionamento acionado por botão, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento e CD player com tela de 5,8 polegadas com entrada para iPod e SD Card e conectividade bluetooth. Além disso também fazem parte do pacote sistema Start-Stop, freios ABS com EBD, bloqueio do diferencial (XDS), sete air bags e assistente para partida em rampas. Com câmbio automático (as versões de entrada dispõem da transmissão manual de seis velocidades), o preço encarece em R$ 7.000.

Os modelos Elegance (R$ 72.990) e Exclusive (R$ 82.990) podem ser equipados com rodas de liga-leve de 17 polegadas por R$ 280. Na Premium (R$ 92.990), o Park Assist – que estaciona a retira o veículo de vagas paralelas e perpendiculares – não sai por menos de R$ 3.730.

Nas variantes encapetadas GTI – Standard (R$ 94.990), Exclusive (R$ 110.990) e Premium (R$ 125.990) –, o teto solar elétrico salga o preço do hatch em R$ 4.500.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.