Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Transportes
Secretário vivencia
problemas do transporte

Titular da Pasta, José Carlos Gonçalves vistoria
pessoalmente todas as linhas de ônibus de Diadema

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
11/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


“O olho do dono é que engorda a boiada.” Foi baseado no provérbio popular que o secretário de Transportes de Diadema, José Carlos Gonçalves, resolveu acompanhar de perto os problemas do sistema municipal de transporte. Na sexta-feira, o titular da Pasta foi ao Terminal Piraporinha, às 17h, para viajar em uma das linhas. Optou pela 25DP, que vai até o Terminal Diadema, no Centro. “É uma das que mais registra reclamações”, justificou.

Ao chegar à fila de espera, o representante da Prefeitura recebeu as primeiras críticas. “Na semana passada, fiquei 45 minutos esperando no ponto. Não sei se teve algum problema no trânsito, mas a demora foi grande. Cheguei em casa tarde”, afirmou a estudante Solange Aparecido, 44 anos.

Ao subir no ônibus, às 17h20, Gonçalves procurou ouvir a maioria dos passageiros, começando pelo fundo do coletivo, onde as críticas mais severas foram de usuários que utilizam o transporte público diariamente.

A principal reclamação foi a respeito do tempo de espera, que chega a 30 minutos durante a semana e 55 minutos aos sábados e domingos. Outras reclamações foram sobre a imprudência de alguns motoristas dos coletivos e lotação em determinadas linhas, como na 11EP, que vai da Vila Paulina até o Terminal Piraporinha.

O trajeto escolhido teve atraso de 35 minutos. A linha, que passa pelas avenidas Conceição, Presidente Kennedy, Fabio Eduardo Ramos Esquível, Prestes Maia, Dom João VI e Piraporinha, entre outras, deveria fazer o percurso em uma hora e 20 minutos. No entanto, a viagem foi concluída após uma hora e 55 minutos.

Apesar do atraso e das críticas, o secretário considerou que o serviço oferecido foi bom. “Esperava situação pior. A reclamação é sobre o intervalo de aproximadamente 25 minutos para o ônibus passar no ponto, mas o tempo previsto é de 15 a 18 minutos de espera, então não está tão fora. A limpeza também é boa. Acho que a população vê que está melhorando, mas dá para otimizar ainda mais.”

A ideia de Gonçalves é viajar por todas as linhas da cidade para conhecer a situação do transporte municipal. Ele está cumprindo a promessa feita quando assumiu a Pasta, há pouco mais de um mês. “Quero sentir o que a população está vivendo para cobrar melhorias das empresas”, disse.

O secretário afirmou que utilizaria diariamente os ônibus de Diadema sem problemas. “Não dirijo, então, uso transporte coletivo. Pelo que vi nessa linha, que é de trajeto longo, foi tranquilo, não teve superlotação, apesar de um pouco de atraso. A reclamação principal é sobre o tempo de espera. Ainda dá para dar uma enxugada nisso.”

Alguns usuários pediram para Gonçalves continuar andando de coletivo pela cidade, porque consideraram que o serviço foi melhor só porque o secretário estava a bordo. “Quando entro no ônibus de qualquer linha o motorista vai saber que estou aqui. É claro que, com a minha presença e da imprensa, a tendência é que ele seja um pouco mais cuidadoso ao volante.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.