Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Política
>
Após auditoria
MP vai investigar
desvio em Ribeirão

Promotoria abre inquérito para apurar fraude
em instituto de previdência apontada por auditoria

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
24/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O MP (Ministério Público) abriu inquérito para investigar suposto desvio de R$ 1 milhão no Imprerp (Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires) entre 2009 e 2012, quando Clóvis Volpi (PTB) comandava o Paço.

No dia 30 de junho, o Diário publicou que o prefeito Saulo Benevides (PMDB) encaminhou o relatório ao MP pedindo a investigação. A promotoria da cidade entendeu que existem indícios para serem apurados e abriu processo, que corre em segredo de Justiça.

O suposto esquema foi revelado por uma auditoria externa contratada pelo prefeito. Apuração inicial apontou que a folha de pagamento dos aposentados era adulterada antes de ser enviada ao banco responsável pela transação bancária.

Dois funcionários seriam mentores da possível fraude. A dupla levava os balancetes com os salários dos servidores aposentados para o ex-superintendente da autarquia Carlos Alberto da Silva assinar e avalizar os valores.

Após a assinatura, eles alteravam os valores no sistema da autarquia e somente depois disso encaminhava os valores para o banco realizar a transferência. Os servidores e Silva devem ser ouvidos pelo MP.

Volpi afirmou que o Imprerp é uma instituição independente e, por isso, não é responsável diretamente pela suposta fraude.

Saulo pediu ao Judiciário o ressarcimento do valor desviado durante os quatro anos. “Pedimos que esse valor seja devolvido porque é lamentável o que aconteceu. Espero que o dinheiro seja devolvido o quanto antes”, disse.

O suposto desvio pode superar o que foi revelado na auditoria. “Segundo o que foi dito pelos técnicos, a fraude deve ser maior do que temos até o momento.”

O peemedebista se mostrou preocupado com a situação constatada pela auditoria externa. “Ainda bem que conseguimos identificar o que estava ocorrendo. Essas pessoas desviaram dinheiro de aposentados. Um absurdo”, avaliou.

O comandante do Paço destacou que o resultado da auditoria nas finanças do Imprerp já valeu sua eleição. “Ainda bem que o povo escolheu a mudança. Se o candidato do Clóvis (Edinaldo de Menezes, o Dedé, PPS) tivesse vencido, a falcatrua iria continuar escondida.”

PENDÊNCIAS

Quando assumiu a Prefeitura, em janeiro deste ano, o chefe do Executivo divulgou que herdou R$ 7,4 milhões em dívidas do Imprerp.

O montante era referente à falta de contribuição patronal entre agosto e dezembro do ano passado, incluindo 13º salários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.