Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024

Setecidades
>
Educação
Santo André firma parceria para construção de creche

Convênio com Estado permitirá instalação de unidade para 180 crianças na Vila Metalúrgica

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
11/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André assinou na manhã de ontem convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo para aderir ao programa Creche Escola, realizado em conjunto com a secretaria estadual da Educação.

O município é o sexto do Grande ABC a aderir ao projeto; apenas São Caetano ainda não firmou parceria. O programa, lançado em setembro de 2011, tem como objetivo construir unidades para Educação Infantil em cidades que apresentem situação de vulnerabilidade social e com grande demanda de creches.

“O termo de adesão é a primeira fase do convênio. A partir de agora a Prefeitura deve apresentar terreno próprio com rede de água, esgoto, energia, telefone e divisas muradas e apresentar toda a documentação para Secretaria de Educação, que fará o repasse da verba de acordo com a necessidade do município”, explica o secretario de Desenvolvimento Social do Estado, Rogerio Hamam.

Segundo a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) do Estado de São Paulo, foram desenvolvidos três projetos-padrão, cujo investimento pode atingir até 1,8 milhão. O custeio e o convênio com a entidade que fará a gestão do local ficam sob responsabilidade da administração municipal.

De acordo com o secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, a unidade que será construída no município atenderá a cerca de 180 crianças de zero a 5 anos. “A creche será erguida na Vila Metalúrgica, mas ainda estamos estudando o terreno mais apropriado. Ainda assim, pediremos mais recursos ao Estado para construir pelo menos mais cinco creches. Nosso objetivo é que todas as crianças estejam na escola até 2016”, afirma.

De acordo com Hamam, após a formalização do convênio, a Prefeitura deverá lançar licitação para obra, cujo prazo varia de seis meses a um ano. “Acreditamos que até o final de 2014 a creche esteja pronta”, avalia.

No início de junho, Santo André anunciou que pretende entregar 16 creches até o fim de 2015 e ampliar mais duas existentes, criando um total de 3.190 vagas na Educação Infantil. Hoje, a cidade tem 1.959 crianças fora da escola.

REGIÃO 

A primeira cidade do Grande ABC a aderir ao Programa Creche Escola foi Mauá, em 2011. A unidade, de porte médio, será construída no Jardim Sílvia Maria e atenderá a cerca de 150 crianças de zero a 3 anos. A previsão de inauguração é final de 2014 e o valor do repasse está avaliado em R$ 1,3 milhão.

Ribeirão Pires assinou o termo de adesão no ano passado e construirá creche em Ouro Fino, na região do Jardim Sol Nascente. O local receberá 150 crianças e terá investimento de R$ 1,2 milhão. Diadema está em busca de terreno para dar continuidade ao projeto. São Bernardo e Rio Grande da Serra estão na fase de apresentação de documentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.