Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Star Trek:
audaciosamente
além da escuridão

Segundo capítulo da franquia Star Trek chega aos cinemas sob grandes expectativas

Luís Felipe Soares - Do Diário do Grande ABC
14/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Após reinventar a franquia Star Trek (Jornada nas Estrelas para os espectadores da velha guarda) em 2009, o diretor J.J. Abrams volta com um segundo capítulo. Mas as coisas estão bem diferentes agora.

O título foi sucesso de público e crítica, o cineasta despontou para o patamar de um dos principais nomes da indústria e os fãs estão mais ansiosos do que nunca para ver o próximo voo da tripulação da lendária nave USS Enterprise.

O desafio agora é manter o bom ritmo da história, trazer coisas novas e ainda continuar a prestar homenagem ao legado de toda uma saga que nasceu na década de 1960.

A saída escolhida por Abrams e os roteiristas em Além da Escuridão – Star Trek é explorar ainda mais esse universo montado por inimagináveis distâncias percorridas em um piscar de olhos e instaurar boa dose de caos na Federação. Desta vez, Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto), Uhura (Zoe Saldana) e companhia, incluindo a novata Dra. Carol Marcus (Alice Eve), terão de lidar não com algum tipo de vida de forma alienígena desconhecida, mas, sim, com um antigo integrante da Frota Estelar.

As ações começam quando a equipe está em meio a uma viagem de reconhecimento. Como não poderia ser diferente, eles se metem em perigos – muito devido ao problema de Kirk com regras – e precisam sobreviver. Isso é apenas uma abertura para o que de realmente difícil todos terão de enfrentar.

O vilão do momento é o misterioso John Harrinson (vivido por Benedict Cumberbatch, protagonista da série Sherlock, exibida no Brasil no canal fechado BBC HD), que orquestra uma série de inesperados ataques à Terra. A missão passa a ser a busca por esse homem, que não é um humano comum, uma vez que ele é dotado de poderes físicos e mentais. O roteiro se desenvolve na medida em que as motivações do terrorista para a vingança contra a humanidade se revelam, assim como detalhes da sua verdadeira identidade que vem sendo discutida desde o início das filmagens e deixou o público entre discussões sobre ele ser ou não a nova versão do clássico antagonista Khan (estrela do filme Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan, de 1982).

Entre o sucesso iminente de Além da Escuridão, J.J. Abrams consolida seu posto de mestre da ficção científica contemporânea nos cinemas. Seu poder em Hollywood promete ser ampliado nos próximos anos, quando ele assume o posto de diretor do retorno de Star Wars às telonas previsto para 2015. Abrams está audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. Que a força esteja com ele.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.