Jornal, na versão impresa e online, escolheu a data festiva
para mostrar aos leitores seu novo projeto gráfico e editorial
No dia em que comemora 55 anos de circulação, amanhã, o Diário chegará às bancas e aos assinantes completamente reformulado. O jornal escolheu a data festiva para mostrar aos leitores novo projeto, que, além de melhorar a apresentação gráfica, valorizará também o conteúdo. Serão mais páginas, colunistas e informações das sete cidades do Grande ABC, do Brasil e do mundo.
As alterações editoriais tiveram como objetivo aproximar a cobertura do cotidiano do cidadão. Ganham espaço notícias sobre economia popular, aposentadoria e defesa do consumidor, que agora voltam a ser agrupadas em caderno exclusivo. Economia desvincula-se assim de Setecidades.
Outra mudança significativa ocorre em Automóveis. O caderno, que circula às quartas-feiras, será impresso em formato tabloide, antiga reivindicação dos leitores. O suplemento amplia o noticiário sobre serviços, fornece dicas de direção e segurança, e passa a dedicar espaço a motos e caminhões.
Desenvolvida pelos designers Eder Marini, editor, e Raul Silva, editor assistente de Artes e Diagramação do jornal, a reforma gráfica deixou as páginas mais atraentes ao leitor. Tipologia, diagramação, disposição das colunas, utilização dos espaços em branco e emprego de fotos com cortes mais ousados contribuirão para deixar a leitura menos cansativa.
A mudança ocorre no momento em que parte dos veículos de comunicação impressos reduz espaço editorial e corta recursos humanos. "Felizmente, caminhamos na direção contrária", diz o diretor de Redação, Sérgio Vieira. O executivo entende que apenas a manutenção de time qualificado é capaz de produzir conteúdo diferenciado e exclusivo para continuar a ter relevância em mundo com informação cada vez mais instantânea.
Determinados pontos, que se consolidaram ao longo das cinco décadas e meia da trajetória do Diário, não serão modificados, como lembra o diretor de Redação: "Continuaremos a ter como principal bandeira a defesa dos interesses da população do Grande ABC". A alma do jornal, diz Vieira, será preservada. "Nosso compromisso é com o desenvolvimento econômico e social das sete cidades."
A versão on-line do jornal será completamente reformulada visual e tecnicamente. A distribuição das informações pela página eletrônica foi pensada para facilitar a navegação, tornando mais fáceis a visualização das notícias e a busca por conteúdo. Imagens e vídeos ganharão acesso direto.
Todo o trabalho visual do novo site foi desenvolvido pelos profissionais do próprio Diário, Vanessa Bazani e Rafael Levi de Luca, e a programação por Leonardo Lima e Mauro Souza da Silva.
Além de se manter informado com rapidez, tão logo a notícia ocorra, o leitor do portal terá acesso ao conteúdo integral da versão impressa, que será disponibilizada pelo sistema virtual paper, que reproduz com fidelidade as páginas do jornal de papel.
O internauta vai ganhar site de classificados, onde poderá anunciar por telefone e, em breve, pelo próprio site. Nos próximos dias, o conteúdo estará em tablets, celulares e smartphones.
Baseando suas reportagens em princípios éticos e imparciais, o jornal se consolidou como o maior regional do Brasil. Em 29 de agosto de 1976, reportagem sobre impactos da industrialização no Grande ABC, assinada por Ademir Medici e Edson Motta, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo.