Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Justiça expede novo mandado de prisao contra Izzo Filho
Do Diário do Grande ABC
30/12/1999 | 17:17
Compartilhar notícia


Um novo mandado de prisao preventiva expedido pelo juiz Joao Augusto Garcia, da 3ª Vara Criminal de Bauru, complica a situaçao do ex-prefeito Antonio Izzo Filho e torna mais difícil a sua saída da cadeia. Izzo está preso desde 14 de maio em cumprimento a dois mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do estado, nos processos que apuram a extorsao à empresa de ônibus da cidade e a prática de atentados contra adversários políticos. Já conseguiu revogar uma das ordens e espera que o juizo de primeira instância ou o Tribunal revogue a outra no decorrer de janeiro. Mas agora, para sair, terá de lutar também contra o terceiro mandado de prisao.

O juiz Garcia é o titular do processo onde o ex-prefeito é acusado de cobrar propina de 14 fornecedores da Prefeitura e justifica que a prisao nao foi decretada no começo da instruçao porque já haviam os dois mandados do Tribunal, que garantiam a manutençao do réu preso. Com a possibilidade da revogaçao dos mandados anteriores a situaçao muda, pois entende o juiz que no processo da propina "existem requisitos de custódia cautelar, pois há prova da materialidade e indícios suficientes da autoria". Outra justificativa é que, se Izzo Filho sair da cadeia, há a possibilidade concreta dele fugir, já que responde a vários processos e tem o antecedente de ter passado 68 dias foragido logo depois das ordens de prisao emitidas em março.

O advogado Ailton José Gimenez, defensor do ex-prefeito disse que vai recorrer ao Tribunal de Justiça. Ele entende que a nova ordem de prisao preventiva é desnecessária. "Esse processo já vem tramitando há algum tempo e nao se cogitou em momento algum a decretaçao da prisao e nem a promotoria pública, que é a titular da açao, requereu a medida, que se origina em convencimento do próprio juiz" - disse o advogado, que considera nao haver como especular sobre a possibilidade de seu cliente fugir antes que sejam concluídos os processos.

Além da esfera judicial, Izzo teve nesta semana outra perda na área político-administrativa. O Tribunal de Contas do estado recomendou a rejeiçao das contas da Prefeitura relativas ao exercício de 1997, período em que governou a cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.