Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Clima eleitoral prevalece na plenária do PT em São Bernardo
Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
11/12/2005 | 08:02
Compartilhar notícia


O clima eleitoral dominou a plenária de prestação de contas do vereador de São Bernardo Tião Mateus (PT), sábado de manhã, no diretório municipal do partido. Em meio a palavras de otimismo em relação à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à conquista do governo do Estado e à eleição de bancadas fortes de deputados federais e estaduais, a crise do mensalão foi praticamente "enterrada" pela maioria dos participantes. "Essa crise já deu o que tinha de dar. É laranja que não tem mais caldo", disse o deputado federal João Paulo Cunha, um dos 12 parlamentares que enfrentam processo de cassação por terem recebido dinheiro do valerioduto.

Estiveram presentes também a ex-prefeita e pré-candidata ao governo do Estado, Marta Suplicy, o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh, a deputada estadual Ana do Carmo, além de representantes do deputado estadual Vanderlei Siraque e do senador Aloizio Mercadante, que disputa com Marta a vaga de candidato a governador em 2006. "Nosso partido errou, pediu desculpas, agora, precisamos parar de ajoelhar no milho", afirmou a ex-prefeita.

Ao enfrentar a novidade de ter de admitir erros que desencadearam a maior crise já vivida pelo partido, os petistas também não conseguiram esconder as diferenças no modo de se posicionar em relação às eleições do ano que vem. Enquanto Marta defendeu a definição dos nomes que vão para a prévia – ela e Mercadante –, João Paulo considera melhor aguardar até fevereiro, pelo menos.

"O importante nesse primeiro momento não são os nomes, mas mapear o terreno, conhecer a realidade de cada região e depois ver quem tem o melhor perfil", disse o deputado. Mais que um ponto de vista, a opinião de João Paulo pode ser uma estratégia. Afinal, ele era um dos cotados para disputar a sucessão paulista, antes de ser envolvido no escândalo do mensalão. Quanto mais a definição de nomes for jogada para o futuro, maior a chance de que seu nome, caso seja inocentado, volte a entrar na disputa.

Questionado sobre essa possibilidade, João Paulo foi evasivo. "É claro que agora não posso pensar no assunto. Confio que não serei cassado, mas só posso avaliar a possibilidade de candidatura quando o processo terminar", argumentou. Segundo o deputado, o PT não cometeu erros éticos, mas políticos. "As decisões políticas que levaram à eleição do presidente Lula geraram erros, que não podem ser considerados falta de ética", analisou.

A disputa interna pelo direito de concorrer à sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) também assusta o deputado Greenhalgh. "Não quero que a prévia vire uma guerra e divida o PT", disse. Para ele, o ideal é que os pré-candidatos façam campanha, mas na hora da decisão, renunciem em favor de um nome de consenso. O dono da festa, Tião Mateus, defende a deflagração da campanha já. "Esse clima de disputa saudável sempre existiu no PT e é uma de suas grandes forças", disse. O vereador confia na recuperação do partido. "As realizações do governo Lula vão superar as acusações que fizeram contra nosso partido."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.