Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Miguel Falabella vira cineasta
Alessandro Soares
Da Redaçao
23/09/2000 | 15:25
Compartilhar notícia


O ator e autor teatral Miguel Falabella estreará no cinema como diretor. Entre maio e junho de 2001, ele realizará seu primeiro filme, a comédia Polaróides Urbanas, com texto baseado em sua peça Como Encher um Biquíni Selvagem. O roteiro e o desenho dessa comédia de costumes já estao prontos, e o elenco principal já foi escolhido. Cláudia Jimenez, que protagonizou a peça atuando só, fará um dos cinco papéis femininos. Os demais ficam com Arlete Salles, Natália do Valle, Maria Maia e Zezé Motta. O lançamento está previsto para o verao de 2001/2002.

Falta a captaçao de recursos. A produçao está orçada em R$ 4,5 milhoes, mais R$ 1,5 milhao para comercializaçao e lançamento. Pela primeira vez, um projeto do cinema brasileiro está sendo tratado como produto cultural comercial, com estratégias de produçao e marketing pré-definidas. O filme de Falabella terá co-produçao da Columbia Tristar Filmes do Brasil, que também fará a distribuiçao, associada aos produtores nacionais Arcanjo Filmes, recém-criada, e Zohar Cinema, que tem 15 anos de tradiçao no cinema publicitário.

"Será uma comédia urbana sofisticada, um entretenimento de alto nível. Essa é minha praia. É isso que eu quero fazer. Sei falar para o meu público", diz. Sem modéstia, Falabella se define como "um p... diretor de atores". "Tenho um ouvido filha da p... para dirigir. Ator comigo nao erra. Minhas peças podem nao ir bem, mas os atores serao sempre elogiados", afirma. O elenco do filme ele diz conhecer "do avesso". "A Cláudia é uma cortadora de mao cheia", referindo-se a sua boa performance como comediante.

O título Polaróides Urbanas reflete a proposta do filme: mostrar cenas da vida. As cinco histórias das cinco mulheres estarao ligadas entre si, numa espécie de Short Cuts - Cenas da Vida, de Robert Altman. Sao 48 horas da vida dessas mulheres de cotidianos diferentes, com suas crises pessoais, mas que se cruzam. Desses encontros surgem as soluçoes. Cláudia é a dona de casa que descobre a vida inócua que leva ao lado do marido; Arlete faz uma compradora compulsiva e diva do teatro, atacada pela síndrome do pânico; Natália é uma psicóloga que vive às turras com sua filha, Maria Maia, internauta ferrenha e solitária, que prefere morrer diante do imaginado desamor da mae; e Zezé Motta, como a empregada da psicóloga e ama-de-leite de sua filha.

O longa será rodado no Rio, inclusive cenas de aeroportos em Berlim, Roma e Istambul. Apenas uma seqüência, a do Egito, será rodada no exterior. "Essa eu nao abro mao. Já me falaram para rodar nas pirâmides do México para baixar orçamento, mas tem de ser no Egito. Eu escrevi Biquíni voltando de uma viagem de lá", diz. Afonso Beato (Tudo Sobre Minha Mae), fotógrafo brasileiro, foi convidado para fazer a direçao de fotografia do filme.

Falabella gostaria ainda de protagonizar um filme, pois até hoje só fez participaçoes, e conta que recebeu convite de Cláudio Torres, da Conspiraçao Filmes, para atuar em Redentor. Por enquanto, ele continua fazendo o Sai de Baixo e apresentando o Vídeo Show, ambos na Rede Globo, e nao quer saber de novela. "Nao vou cuspir para cima, mas nao tenho mais saco para ficar enfurnado num estúdio durante semanas". Ele está ensaiando em Sao Paulo o musical O Beijo da Mulher-Aranha, que deve estrear no teatro na primeira quinzena de outubro. Sobre o futuro: "Quero montar A Partilha off-Broadway em Nova York, com quatro mulheres negras do Harlem. Acho que pode dar samba. Se der, vocês nunca mais me verao por aqui", diz, gargalhando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.