Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Alpinista com pernas amputadas se lança à conquista do Everest
Da AFP
25/03/2006 | 10:29
Compartilhar notícia


Um alpinista da Nova Zelândia, que teve as duas pernas amputadas devido a um acidente numa montanha, partiu neste sábado em direção ao Himalaia, onde pensa em chegar ao Everest, o teto do mundo.

"Não faço isso para ser a primeira pessoa do mundo com as pernas cortadas a conquistar o Everest; mas porque fiz alpinismo durante toda a minha vida e isso representa verdadeiramente uma meta", disse Mark Inglis, 47 anos, antes de partir para o Himalaia.

Inglis perdeu ambas as pernas, abaixo dos joelhos, em 1982, durante a subida do Monte Cook, o mais alto da Nova Zelândia.

O alpinista teve uma queda e, por mais de duas semanas, esteve entre a vida e a morte. O acidente, no entanto, não afastou o neozelandês do esporte. Em 2000, ele ganhou a medalha de prata no ciclismo dos Jogos Paraolímpicos de Sydney.

Agora, Inglis está convencido de que o teto do planeta está a seu alcance, depois de ter conquistado o sexto ponto mais alto do mundo, o Cho Oyu, também na Cordilheira do Himalaia, no norte da Índia. Desse ponto, pude ver o Everest "a apenas 650 metros de altura e soube que esse era meu próximo desafio", disse ele.

Em sua opinião, suas pernas de fibra de carbono serão uma vantagem à medida que subir a montanha, porque "não correm o perigo de congelarem", ironizou. As aventuras do alpinista neozelandês podem ser acompanhadas pelo site www.legsoneverest.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.