Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

CPI suspeita de ‘indústria de fugas’ em presídios paulistas
Do Diário OnLine
12/03/2001 | 16:11
Compartilhar notícia


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do narcotráfico informou nesta segunda-feira que vai divulgar até o fim do mês um relatório que coloca sob suspeita mais de duas mil fugas de presos ligados ao narcotráfico ocorridas em presídios dos Estado de São Paulo nos últimos cinco anos.

Segundo os parlamentares, dezenas das fugas que foram investigadas ocorreram em circunstâncias consideradas inexplicáveis. Alguns presos condenados a mais de 30 anos de prisão, por exemplo, fugiram depois de serem escalados para realizar serviços fora dos presídios. Também há casos de presos que conseguiram sair mais de 60 vezes em menos de seis meses das cadeias antes de fugirem.

De acordo com a deputada Rosemary Corrêa (PMDB), responsável pelo sub-relatório da questão carcerária na CPI, dos 6.725 presos por ligações com o tráfico de drogas nos últimos cinco anos no Estado, 2.085 conseguiram fugir. A deputada afirmou que os dados indicam que há uma "indústria de fugas" nos presídios paulistas, que envolvem agentes penitenciários e pessoas ligadas à direção dos presídios. Ela ressaltou que várias denúncias foram feitas pelos próprios agentes penitenciários que não participam do esquem, mas denunciam somente com garantia de anonimato, pois temem represálias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.