Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Milhares de afegãos acompanham funeral de Haji Abdul Qadir
Do Diário On Line
com Agências
07/07/2002 | 15:22
Compartilhar notícia


Milhares de afegãos se reuniram neste domingo, na mesquita Eidga de Cabul, para prestar as últimas homenagens ao vice-presidente e ministro afegão Abdul Qadir, assassinado neste sábado com 36 tiros por um desconhecidos.

Seu funeral começou com uma cerimônia religiosa em Cabul, que deve continuar em Jalalabad, a qual devem assistir o presidente afegão Hamid Karzai e os outros membros de seu governo, assim como o ex-rei Zahir Sha.

Haji Qadir era um personagem polêmico, um poderoso chefe de guerra do Leste do Afeganistão e uma das principais figuras que lutou contra os talibãs.

Autoridades e cidadãos anônimos começaram a se reunir na maior mesquita da capital muitas horas antes do início da cerimônia religiosa. Centenas de pessoas ficaram do lado de fora da mesquita por falta de lugar. Nas suas proximidades funcionava um forte esquema de segurança.

O corpo do vice-presidente e ministro de Obras Públicas foi transportado de helicóptero para Jalalabad, acompanhado pelo presidente afegão Hamid Karzai e membros do gabinete depois da breve cerimônia religiosa.

Em Jalalabad, milhares pessoas eram esperadas no enterro de Qadir, poderoso chefe de guerra do Leste do Afeganistão e ex-governador da província de Nangarhar, seu feudo tradicional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.