Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Passagem subterrânea da Anchieta gera medo
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
19/08/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


Abandono e falta de segurança. Essas são as principais reclamações dos pedestres que utilizam a passagem subterrânea do km 23,5 da Rodovia Anchieta, em São Bernardo.

"Antes o local era limpo e mais seguro quanto a Volkswagen cuidava. Agora é perigoso passar. Eu mesmo já fui assaltada. E o pior, é que quando chove enche até o teto", disse a comerciante de São Bernardo, Joana Maria Domingues, 48 anos, que trabalha há 20 anos, próximo a passagem.

Na entrada há uma placa da prefeitura que informa "Túnel monitorado por câmeras e policiamento ostensivo. Em caso de emergência ligar para 190".

Em 2007, matéria publicada pelo Diário informou que a passagem estava sendo monitorado por câmeras de vigilância para combater o vandalismo e pequenos roubos.

Porém, a equipe de reportagem não as localizou. O local está pichado, sujo e com cheiro de urina.

"A placa tem mais de um ano e nem sinal da câmera e policiamento. Além disso, a sujeira é constante mesmo com a limpeza dos funcionários da Ecovias (concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes)", disse o ajudante de São Bernardo Juarez Dias da Silva, 49.

A auxiliar de limpeza de São Bernardo Rosieli Maria Andrade, 38, utiliza o local para economizar no ônibus. "Quando quero ir até o Demarchi preciso pagar duas conduções, atravessando a passagem pago apenas uma. Evito passar muito tarde", contou.

A Ecovias informou que a limpeza - varrição e lavagem com caminhão pipa - é feita a cada 15 dias por seis funcionários. Em casos excepcionais, quando o morador ligar para o 0800-197878, a equipe faz a limpeza. Quanto o transbordamento informou que há bombas de sucção, que são alimentadas pela energia da Volkswagen. A Prefeitura disse a instalação de câmera está prevista para a segunda fase de implantação do videomonitoramento na cidade, em 2011. Procurada a Volkswagen não respondeu até o fechamento da edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.