Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Justiça ordena revisão de juros aplicados em prestação de imóvel
Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
08/07/2006 | 08:15
Compartilhar notícia


A Justiça concedeu parecer favorável ao comprador de um imóvel financiado e garantiu a revisão dos juros aplicados em contrato. Por essa decisão, as construtoras passam a ser obrigadas a seguir as regras do SHF (Sistema Financeiro de Habitação) na cobrança de juros contratuais, o que significa que os juros não podem mais ultrapassar o índice de 8% ao ano. Em caso de inadimplência, as empresas também ficam impedidas de colocar o nome do comprador nas listas de restrição de crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa. O primeiro beneficiado pela medida foi o consultor Lúcio Ayres, morador de Santo André.

Segundo o diretor da Ammesp (Associação dos Mutuários e Moradores do Estado de São Paulo), Marcelo Donizeti, muitos mutuários estavam pagando mais do que o valor real de seus imóveis por conta do excesso de juros, o que impedia que a dívida fosse amortizada. Seguindo o PES (Plano de Equivalência Salarial), as parcelas ficam atreladas ao rendimento do comprador. Mas, mesmo optando por esse contrato, é indicado que o imóvel passe por avaliação de um advogado antes de ser assinado, pois algumas construtoras colocam cláusulas que permitem mudanças no acordo inicial durante o processo de financiamento. A Ammesp oferece este tipo de serviço gratuitamente.

O consultor Lúcio Ayres assinou um contrato de financiamento em 1998 com a construtora Rossi, num plano de 120 prestações. O índice de reajuste utilizado em seu contrato era o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), usado principalmente em correção de aluguéis. Isso fez com que a prestação do consultor quase dobrasse de valor e dificultasse o pagamento das parcelas. Depois de várias tentativas de renegociação com a construtora, Ayres resolveu entrar na Justiça.

“Foi um susto. Mesmo tentando de todas as formas honrar meus acordos, chegou uma hora em que não consegui mais”, conta. Com a vitória obtida, Ayres diminuirá em 30% o valor de suas parcelas, inclusive as atrasadas. “Essa interpretação do juiz deu uma característica de defesa ao mutuário que antes ficava amarrado pelos contratos”, disse Ayres.

A Ammesp aconselha que antes de assinar o contrato da casa própria, o comprador exija que o índice de correção das parcelas mensais siga o PES. Segundo o diretor da associação, Marcelo Donizete, esta é a única maneira de evitar problemas futuros na quitação do imóvel. Para os que já estão com o financiamento em andamento e querem questionar os juros, a hora é essa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.